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dc.contributor.advisor1Borges, Sergio Louro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3594151862336419pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, John Leno Castro dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200018459978918pt_BR
dc.creatorCastro, Larissa Maria Lemos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6620477528301481pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T15:08:45Z-
dc.date.available2022-08-12-
dc.date.available2022-08-15T15:08:45Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14311-
dc.description.abstractThe economic stability started in the 1990s favored the expansion of credit supply in the country, facilitating consumption by the population, but creating the main type of debt for Brazilians. Financial Education enables families to organize their budget by setting limits for the best use of their incomes. Based on it, the objective of this study was to analyze, from the establishment of decree no 7.397 of 2010, which establishes the National Strategy for Financial Education - ENEF - the scenario of financial education and indebtedness in Brazil. For this purpose, secondary data from national sources were used in order to understand the evolution of Brazilians' level of financial education and indebtedness. The results obtained indicate that, despite the expansion of initiatives related to financial education, Brazilians still have less than ideal financial health, as a consequence, the family indebtedness in 2021 has reached the highest percentage in eleven years, reaching 76.3%. In addition, it can be identified that socioeconomic factors directly influence the absorption of financial education and the management of financial resources capacity by Brazilians. Thus, it is necessary the expansion of the policies aimed at increasing the level of financial education of the population is evident, and, consequently, reducing the propensity to indebtedness of Brazilians, especially women and the lower income population.pt_BR
dc.description.resumoA estabilidade econômica iniciada na década de 1990 favoreceu na expansão da oferta de crédito no país, facilitando o consumo por parte da população, mas criando o principal tipo de dívida dos brasileiros. A educação financeira possibilita às famílias organizarem seu orçamento estabelecendo os limites para o melhor uso de sua renda. Posto isto, o objetivo deste trabalho foi analisar, a partir da instauração do decreto no 7.397 de 2010, que estabelece a Estratégia Nacional da Educação Financeira – ENEF - o cenário da educação financeira e do endividamento no Brasil. Para tanto, foram utilizados dados secundários de fontes nacionais a fim de compreender a evolução do nível de educação financeira e de endividamento dos brasileiros. Os resultados obtidos indicam que, apesar da expansão das iniciativas relacionadas à educação financeira, os brasileiros ainda apresentam saúde financeira aquém do ideal, reflexo disto é o endividamento familiar em 2021 ter atingido o maior percentual em onze anos, chegando a 76,3%. Além disso, pode ser identificado que os fatores socioeconômicos influenciam diretamente na absorção da educação financeira e na gestão de recursos financeiros dos brasileiros. Dessa forma evidencia-se a necessidade de ampliação das políticas que visem aumentar o nível de educação financeira da população, e, consequentemente, reduzir a propensão ao endividamento dos brasileiros, com destaque para as mulheres a população de renda mais baixa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectENEFpt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectCréditopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPoupançapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectIndebtednesspt_BR
dc.subjectCreditpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectSavingspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDifusão da educação financeira no Brasil após o decreto n. 7.397 de 2010: uma análise exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus GV



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