https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14272
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rodrigodosaanjosazevedo.pdf | PDF/A | 4.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mazorche, Sandro Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3158859691850299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rosa, Valéria Mattos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0297644115959460 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Allan de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4876173787954811 | pt_BR |
dc.creator | Azevedo, Rodrigo dos Anjos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8920397887327018 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T12:45:39Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20 | - |
dc.date.available | 2022-07-20T12:45:39Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14272 | - |
dc.description.abstract | This work will show the non Euclidean Geometries through their historical aspects and, althougt the privation of this subject in some Mathematics courses, teachers who read this work will have some notions about these Geometries and will be able to transmit them to their students. There will be some sugggestions of activities using Dinamic Geometry softwares for Hiperbolic Geometry and suggestions of activities without the use of these softwares for Elliptic Geometry. More than that, it the appendices, two other Geometries will be shown in an informative character to the students, the Taxicab Geometry and the Projective Geometry. In that moment, will be indicated to the students what will characterize, in general, a Geometry called non Euclidean. It is necessary to emphasize that the presentation will be designated to students of 9 year degree. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta as Geometrias não Euclidianas através de seus aspectos históricos e, apesar da carência do assunto nos cursos de Licenciatura em Matemática, os professores que lerem o trabalho poderão ter algumas noções dessas Geometrias e transmitir um pouco desse conhecimento aos seus alunos. Haverá sugestão de atividades utilizando Softwares de Geometria Dinâmica, para a Geometria Hiperbólica e atividades sem o uso de Softwares para a Geometria Elíptica. Além disso no apêndice serão apresentadas mais duas Geometrias em caráter informativo aos alunos, a do Táxi e a Projetiva, neste momento será indicado para os alunos o que caracterizará em geral, uma Geometria ser dita não Euclidiana. Cabe ressaltar que a apresentação estará toda voltada para alunos do 9o. do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometrias não euclidianas | pt_BR |
dc.subject | Geometrias | pt_BR |
dc.subject | Geometria hiperbólica | pt_BR |
dc.subject | Geometria elíptica | pt_BR |
dc.subject | Non euclidean geometries | pt_BR |
dc.subject | Geometries | pt_BR |
dc.subject | Hiperbolic geometry | pt_BR |
dc.subject | Elliptic geometry | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Modelo de inserção das geometrias não-euclidianas na educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License