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dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Valéria Mattos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0297644115959460pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Allan de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4876173787954811pt_BR
dc.creatorAzevedo, Rodrigo dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8920397887327018pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T12:45:39Z-
dc.date.available2022-07-20-
dc.date.available2022-07-20T12:45:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14272-
dc.description.abstractThis work will show the non Euclidean Geometries through their historical aspects and, althougt the privation of this subject in some Mathematics courses, teachers who read this work will have some notions about these Geometries and will be able to transmit them to their students. There will be some sugggestions of activities using Dinamic Geometry softwares for Hiperbolic Geometry and suggestions of activities without the use of these softwares for Elliptic Geometry. More than that, it the appendices, two other Geometries will be shown in an informative character to the students, the Taxicab Geometry and the Projective Geometry. In that moment, will be indicated to the students what will characterize, in general, a Geometry called non Euclidean. It is necessary to emphasize that the presentation will be designated to students of 9 year degree.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta as Geometrias não Euclidianas através de seus aspectos históricos e, apesar da carência do assunto nos cursos de Licenciatura em Matemática, os professores que lerem o trabalho poderão ter algumas noções dessas Geometrias e transmitir um pouco desse conhecimento aos seus alunos. Haverá sugestão de atividades utilizando Softwares de Geometria Dinâmica, para a Geometria Hiperbólica e atividades sem o uso de Softwares para a Geometria Elíptica. Além disso no apêndice serão apresentadas mais duas Geometrias em caráter informativo aos alunos, a do Táxi e a Projetiva, neste momento será indicado para os alunos o que caracterizará em geral, uma Geometria ser dita não Euclidiana. Cabe ressaltar que a apresentação estará toda voltada para alunos do 9o. do ensino fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometrias não euclidianaspt_BR
dc.subjectGeometriaspt_BR
dc.subjectGeometria hiperbólicapt_BR
dc.subjectGeometria elípticapt_BR
dc.subjectNon euclidean geometriespt_BR
dc.subjectGeometriespt_BR
dc.subjectHiperbolic geometrypt_BR
dc.subjectElliptic geometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleModelo de inserção das geometrias não-euclidianas na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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