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dc.contributor.advisor1Corrêa, Stela Cristina Hott-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Solange Riveli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210pt_BR
dc.contributor.referee2Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.creatorBelarmino, Sandra Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T12:05:03Z-
dc.date.available2022-07-13-
dc.date.available2022-07-14T12:05:03Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14260-
dc.description.abstractWith the emergence of the Sars-Cov-2 coronavirus, several people adopted new habits of consumption, avoiding agglomerations and taking into account the closing of establishments as a way of containing the virus. In this context, this research aims to interpret, according to theories of practice, the consumption of drinks and food traditionally consumed in bars during the social distance caused by the COVID-19 pandemic. The research is called exploratory-qualitative, having as a technique for data collection the use of an episodic narrative interview with a semi-structured script, being interviewed young consumers of bars, in the city of Governador Valadares-MG, and as a technique for data analysis, it was used content analysis. With the analysis of the interviews, it was possible to understand that, with social distancing, the experience of consumption of food and drinks consumed primarily in bars, was taken to the home environment of the interviewees. In this context, the elements of resistance, stimulus and negotiation that practitioners experienced to transport this consumption from the environment of bars to their homes were identified. From the analysis of the circuit of practices, it is concluded that, in the new environment, the material elements went from “beers and portions” to “wines and growlers”, and practitioners had to acquire new knowledge and develop new skills, leaving to behind his skills in “splitting the liter” to acquire the ability to “taste drinks and prepare recipes”. With this, the meaning of the practice of this consumption transmuted from the “socialization” that “sharing the litrão” provided to the “self-reward” that wines and craft beers provided through the “sophistication of the palate”.pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento do coronavírus Sars-Cov-2, várias pessoas adotaram novos hábitos de consumir evitando aglomerações e atendendo ao fechamento dos estabelecimentos como forma de contenção do vírus. Neste contexto, essa pesquisa tem por objetivo interpretar segundo as teorias da prática o consumo de bebidas e alimentos tradicionalmente consumidos em bares durante o distanciamento social causado pela pandemia da COVID- 19. A pesquisa denomina-se exploratória-qualitativa, tendo como técnica para coleta de dados a utilização de entrevista narrativa episódica com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados jovens consumidores de bares, da cidade de Governador Valadares- MG, e como técnica para análise dos dados, foi utilizado a análise do conteúdo. Com a análise das entrevistas, foi possível compreender que, com o distanciamento social, a experiência de consumo de alimentos e bebidas consumidos prioritariamente em bares, foi levada para o ambiente doméstico dos entrevistados. Neste contexto, foram identificados quais os elementos de resistência, estímulo e negociação que os praticantes vivenciaram para transportar este consumo do ambiente dos bares para as suas residências. A partir da análise do circuito das práticas conclui-se que, no novo ambiente, os elementos materiais saíram de “cervejas e porções” para “vinhos e Growlers”, sendo que os praticantes tiveram que adquirir conhecimentos novos e desenvolver novas competências, deixando para trás as suas habilidades em “dividir o litrão” para adquirir a capacidade de “degustar bebidas e preparar receitas”. Com isso o significado da prática deste consumo transmutou da “socialização” que “dividir o litrão” facultava para a “auto recompensa” que os vinhos e cervejas artesanais facultavam por meio da “sofisticação do paladar”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeorias da práticapt_BR
dc.subjectConsumo de bebidaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectTheories of practicept_BR
dc.subjectBeverage consumptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleDa socialização à auto recompensa: o consumo de bebidas e alimentos consumidos no contexto de bares durante a pandemia do COVID-19 interpretado pelas Teorias da Práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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