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dc.contributor.advisor1Brum, Alessandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Patricia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Carolina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorVasconcelos, Thaís Itaboraí-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0589324310611360pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T12:54:34Z-
dc.date.available2022-07-12-
dc.date.available2022-07-12T12:54:34Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00105-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14246-
dc.description.abstractThis thesis analyses the genre city symphonies, from the historic moment when the first productions related to the tradition of this genre and the characteristics that are seen as typical from it emerge, to then question if, somehow, it is possible to see repercussions of this genre in contemporaneity. The city symphony from the 1920s are especially important when discussing the relation between cinema and modernity, because in them there is a certain praise, either of the cinema, as of the city. The new film art was seen as the best way to express the cities typical movement, at an avant-garde cinema with a rhythmic and experimental editing. In the symphonies, the city and its everyday life are the main theme, and the fragmented editing shows them as a kaleidoscope of feelings. However, this point of view loses its strength in the context of post-World War II, in which there are the ruins of great metropolis that were destroyed. Besides, there are also the changes in film language from that time, which were happening, in particular, given the emergency of talkies. Hence, city symphonies are often thought as a phenomenon associated exclusively to the interwar period. Nonetheless, it is possible to note symphonies repercussions, brought by and analyzed in this thesis, either given its semantic structures (the city thematic and its rhythm), or in its syntactic structures (the narrative structure of the day going by, the rhythmic and associative editing). As an excerpt for this study, some Brazilian movies were catalogued and analyzed from the perspective of “Brazilian Film Revival” (in Portuguese, “Cinema da Retomada”, name given to contemporary Brazilian filmmaking, that began around 1993-1994), which can be associated to the genre city symphonies, minding its tendencies and ways, and how the city space is represented in the selected movies.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o gênero das sinfonias urbanas, partindo do momento histórico no qual surgem as primeiras produções associadas a essa tradição e as características que são vistas como marcas dessa corrente, para em seguida questionar se de alguma forma é possível observar reverberações deste gênero na contemporaneidade. As sinfonias urbanas da década de 1920 são especialmente importantes ao se pensar a relação entre cinema e modernidade, pois nelas há uma exaltação, em conjunto, tanto do cinema quanto da cidade. A nova arte cinematográfica era vista como a melhor forma de expressar o movimento característico das cidades, num cinema de vanguarda com montagem rítmica e experimental. Nas sinfonias, a cidade e o seu cotidiano é o principal tema, e a montagem fragmentada apresenta a cidade como um caleidoscópio de sensações. No entanto, essa visão perde força no contexto após a Segunda Guerra Mundial, no qual temos os escombros de grandes metrópoles destruídas, além das alterações da linguagem do cinema na época, em especial com as mudanças ocorridas pelo o advento do cinema falado. Nesse sentido, muitas vezes, as sinfonias urbanas são pensadas como um fenômeno associado exclusivamente ao período do entreguerras. No entanto, é possível observar reverberações sinfônicas, aqui analisadas, seja por suas estruturas semânticas (a temática da cidade e seu ritmo), seja por estruturas sintáticas (a estrutura narrativa do passar do dia, a montagem rítmica e associativa). Como recorte para o estudo, foram catalogados e analisados filmes brasileiros a partir do cinema da retomada (1995 em diante) que podem ser associados ao gênero, observando as tendências e caminhos e como o espaço urbano é representado nas obras selecionadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectSinfonias urbanaspt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectCinematicspt_BR
dc.subjectCity spacept_BR
dc.subjectCity Symphoniespt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleSinfonias urbanas e suas reverberações contemporâneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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