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dc.contributor.advisor1Colchete Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922400672416402pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rocha, Josielle Cíntia Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7872272331461937pt_BR
dc.contributor.referee1Braida, Frederico-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee2Loureiro, Domingos Fernando da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991189376454671pt_BR
dc.creatorCosta, Fernando Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4889706891739964pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-24T12:27:15Z-
dc.date.available2022-06-23-
dc.date.available2022-06-24T12:27:15Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14208-
dc.description.abstractExperiments conceived by modern artists and maximized with the advent of contemporary art by polyvalent actors, carried out an exponential process of hybridization of artistic languages. The propagation of hybrid objects in today's society – especially the approximation of artistic production to the daily life of cities – is, therefore, the basis for the development of this research. Thus, some examples of artistic works were selected whose materiality acts in a hybrid field between urban furniture and the contemporary notion of public art, that is, an active creation process in/for public spaces. Unlike the plastic appeal of product design, which brings with it issues and subjectivities related to the appropriation of public spaces, hybrid objects, as we call them, move between an eminently artistic conception (public art) and a technical one (urban furniture), introducing a socially engaged artistic discourse. As an outline, we present the production of five American artists between the 1980s and 2000s whose consistent and lasting production of hybrid objects makes them, recurrently, cited as paradigmatic cases of plural approaches to contemporary public art. This work uses a literature review and a case study. It is concluded that the basic principle of the appropriation of existing furniture or the production of new ones by these artists is the capacity of this product, coming from a hybridization process, to reach a larger audience, transforming users and observers of the public space into a hybrid, immersed audience in the complexities accentuated by the artists.pt_BR
dc.description.resumoAtravés das experimentações concebidas pelos artistas modernos e maximizadas com o advento da arte contemporânea por atores polivalentes, nota-se um processo exponencial de hibridização das linguagens artísticas. A propagação de objetos híbridos na sociedade atual – sobretudo a aproximação da produção artística ao dia a dia das cidades – é, portanto, a base para o desenvolvimento desta pesquisa. Assim, foram selecionados alguns exemplares de obras artísticas cuja materialidade atua em um campo híbrido entre os mobiliários urbanos e a noção contemporânea de arte pública, ou seja, um processo de criação ativo nos/para os espaços públicos. Diferentemente do apelo plástico do design de produto, que traz consigo problemáticas e subjetividades relacionadas à apropriação dos espaços públicos, os objetos híbridos, assim denominados por nós, transitam entre a concepção eminentemente artística (arte pública) e a técnica (mobiliário urbano), introduzindo um discurso artístico socialmente engajado. Como recorte, apresentamos a produção de cinco artistas estadunidenses entre as décadas de 1980 e 2000, cuja produção consistente e duradoura de objetos híbridos os faz, recorrentemente, ser citados como casos paradigmáticos das abordagens plurais da arte pública contemporânea. Este trabalho recorre à revisão de literatura e ao estudo de caso. Conclui-se que o princípio básico da apropriação de mobiliários existentes ou a produção de novos por esses artistas é a capacidade deste produto advindo de um processo de hibridização atingir um público maior, transformando usuários e observadores do espaço público em um público ativo, imerso nas complexidades acentuadas pelos artistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectArte públicapt_BR
dc.subjectMobiliário urbanopt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectHybridismpt_BR
dc.subjectPublic artpt_BR
dc.subjectUrban furniturept_BR
dc.subjectPublic spacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleEspaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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