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dc.contributor.advisor1Lima, Fernando Tadeu de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3786870040934764pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barbosa, Sabrina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Caio Frederico e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2593051036451822pt_BR
dc.contributor.referee2Sanches, Fábio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorLemos, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449127187262708pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-23T13:44:25Z-
dc.date.available2022-06-23-
dc.date.available2022-06-23T13:44:25Z-
dc.date.issued2022-05-10-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00137-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14204-
dc.description.abstractWith climate change and the trend of intensifying urbanization in nowadays cities, new research on comfort in urban areas has been gaining increasing attention, especially those that use computational tools to assess environmental quality at different scales. Urbanization processes usually lead to the creation of urban heat islands and the urban morphology is one of the factors that most impacts the pedestrian’s thermal perception by limiting or allowing solar incidence and local winds, interfering with the thermal comfort perceived by people. Thus, through parametric approaches, the present work aims to analyze how changes in urban morphology impacted the thermal conditions of an urban canyon in the central area of Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil. The analyses, which compared three different moments in history (1940, 1980 and 2020) and a hypothetical scenario, were performed with Ladybug Suite Tools / Grasshopper software for Rhinoceros software; and were based on the Universal Thermal Climate Index (UTCI). The UTCI maps indicates changes in local thermal comfort during its historical development. The results showed that, as the urban morphology became more denser and more verticalized over time, more shaded spaces were created during hot periods of the day, which recorded a reduction of up to 7°C in the UTCI. At night, the phenomenon reversed itself, as the facades of the building’s fabric release the heat stored during the day, and thus, a difference of up to 1°C was recorded in areas near the buildings in the canyon, when compared to open spaces. Therefore, this demonstrates that the urbanization process that has taken place over the years has strongly affected the thermal conditions of the canyon at the pedestrian level.pt_BR
dc.description.resumoCom as mudanças climáticas e a tendência de intensificação da urbanização nas cidades de hoje em dia, novas pesquisas sobre o conforto nas áreas urbanas vêm ganhando crescente atenção, especialmente as que usam de ferramentas computacionais para avaliar a qualidade ambiental em diversas escalas. Os processos de urbanização geralmente ocasionam a criação de ilhas de calor urbanas e a morfologia urbana é um dos fatores que mais impacta a percepção térmica dos usuários ao limitar ou permitir a incidência solar e ventos locais, interferindo no conforto térmico percebido pelas pessoas. Assim, por meio de abordagens paramétricas, o presente trabalho visa analisar como mudanças na morfologia urbana impactaram as condições térmicas de um cânion urbano da área central de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. As análises, que compararam três momentos diferentes da história (1940, 1980 e 2020) e um cenário hipotético, foram realizadas com o software Ladybug Suite Tools / Grasshopper para o software Rhinoceros; e foram baseados no Índice de Clima Térmico Universal (UTCI). Os mapas gerados indicam as mudanças no conforto térmico local durante seu desenvolvimento histórico. Os resultados demonstraram que, conforme a morfologia urbana se adensou e se verticalizou com o tempo, mais espaços sombreados foram criados durante períodos quentes do dia, que registraram uma redução de até 7°C do UTCI. Já no período noturno, o fenômeno se inverteu, pois as fachadas dos edifícios liberam o calor armazenado no decorrer do dia, e assim, foi registrada a diferença de até 1°C em áreas próximas aos edifícios do cânion em comparação com áreas abertas. Portanto, isso demonstra que o processo de urbanização que ocorreu com o passar dos anos, afetou fortemente as condições térmicas do cânion ao nível do pedestrept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAnálise computacionalpt_BR
dc.subjectCânions urbanospt_BR
dc.subjectUrbanismo paramétricopt_BR
dc.subjectModelagem de informação da cidadept_BR
dc.subjectComputational analysispt_BR
dc.subjectUrban canyonspt_BR
dc.subjectThermal comfortpt_BR
dc.subjectCity information modelingpt_BR
dc.subjectParametric urbanismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleA influência de cânions urbanos no conforto térmico: uma abordagem cronomorfológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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