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dc.contributor.advisor1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780136A6pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Faustino Luiz Couto-
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dc.contributor.referee2Andrade, Clodomir Barros de-
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dc.contributor.referee3Possebon, Fabricio-
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dc.contributor.referee4Pereira, Mabel Salgado-
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dc.creatorSimões, Julio Eduardo dos Santos Ribeiro Reis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256618Z7pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T13:50:03Z-
dc.date.available2015-12-09-
dc.date.available2015-12-09T13:50:03Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/141-
dc.description.abstractThe most recent studies about catholic identity point towards 16th century as the origin of many traces which delineate such identity, specially through the jesuit‟s missionary action in the context of Great Navigations. This essay pretends understanding the motives for the tension between a Tridentine doctrinaire enclosure and a inclusive missionary approach, especially in Asia. For that, we assay a specific missionary, Roberto Nobili (1577-1656), who worked on India during the 17th century. Roberto has being taken as an example of cultural openness and otherness. We aim to demonstrate that Nobili can be comprehended as a typical Jesuit among the non-Portuguese in 17th century, which corresponds to the second generation of missionaries of the quoted religious Order. It became possible to delimitate such interpretative approach as clear, and the ambivalences of the Order are also quite clear when we deal with Nobili‟s literary productions.pt_BR
dc.description.resumoOs estudos mais recentes sobre a identidade católica têm apontado para o século XVI como o ponto de partida de muitos traços delineadores desta mesma identidade, especialmente pela ação missionária dos jesuítas no contexto das Grandes Navegações. Este trabalho dispõe-se a compreender o motivo pelo qual os mesmos missionários oscilavam entre um discurso tridentino de fechamento doutrinário e a ação evangelizadora inclusiva, especialmente na Ásia. Para tanto, lança mão da análise de um missionário específico, Roberto Nobili (1577-1656), atuante na Índia do século XVII. O mesmo tem sido tomado como exemplo de abertura cultural e alteridade. Pretendemos demonstrar que Nobili pode ser compreendido como um jesuíta típico dentre os não-portugueses no século XVII, que corresponde à segunda geração de missionários da citada Ordem religiosa. Foi possível delimitar esta possibilidade interpretativa como clara, e as ambivalências da ordem ficam igualmente claras ao lidar com as produções literárias de Nobili.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJesuítapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectDiálogo inter-religiosopt_BR
dc.subjectJesuitpt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectInterfaith Dialoguept_BR
dc.subject.cnpqTeologiapt_BR
dc.titleNós outros: conversão e alteridade em Roberto Nobilipt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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