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dc.contributor.advisor1Mourão, Ludmila Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, João Paulo Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3866546324649352pt_BR
dc.contributor.referee2Fidelix, Yara Lucy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4812360526846960pt_BR
dc.creatorSilva, Walber Costa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359681710599896pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-20T17:47:05Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2022-06-20T17:47:05Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00117-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14195-
dc.description.abstractThis study seeks to analyze the participation of female head coaches in Brazilian volleyball and the challenges in building their careers, describing their trajectories and the experiences of these women who occupy or have occupied the position of head coach in technical committees, as well as to recognize how their trajectories are intertwined in the construction of national sport. This qualitative and descriptive study used as a methodology the references and criteria of Thematic Oral History. Through the use of the snowball technique, 14 coaches were used, as part of the use of an individual semi-structured interview, which consists of the data collection technique carried out in online format, from November 17 to December 17, 2020. From the narratives of this set of interviews, we noticed that in relation to physical and sports practices in childhood and youth, street games and physical education classes were important access routes that marked the beginning of this relationship. The participants in this study joined volleyball coaching staffs through internships, which culminated in later invitations for them to lead teams in different base categories. The female head coaches were able to enter the youth volleyball coaching categories because they were trained and demonstrated competence to take on leadership positions in volleyball. However, in order to enter the adult category, they face barriers associated with cultural and structural issues. We conclude that the female volleyball head coaches who participated in this study, by joining the volleyball coaching staff, have broken down barriers, overcame difficulties throughout their careers and contributed to expanding the possibility of inserting women in this professional field.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca analisar a participação das treinadoras no voleibol brasileiro e os desafios na construção de suas carreiras, descrevendo suas trajetórias e as experiências dessas mulheres que ocupam ou ocuparam o cargo de treinadora nas comissões técnicas, bem como reconhecer de que formas suas trajetórias se entrelaçam na construção do esporte nacional. Este estudo de caráter qualitativo e descritivo utilizou como metodologia os referenciais e pressupostos da História Oral Temática. Mediante a utilização da técnica de snowball chegouse ao número de 14 treinadoras, as quais participaram de uma entrevista individual semiestruturada e que consistiu na técnica de coleta de dados, realizada em formato online, no período de 17 de novembro a 17 de dezembro de 2020. A partir das narrativas desse conjunto de entrevistas, percebemos que, em relação às práticas corporais e esportivas na infância e juventude, as brincadeiras de rua e as aulas de educação física foram importantes vias de acesso que demarcam o início dessa relação. As participantes do estudo se inseriram nas comissões técnicas de voleibol a partir de estágios realizados, os quais culminaram em convites posteriores para que elas dirigissem equipes em diferentes categorias de base. As treinadoras conseguiram se inserir nas categorias de base por apresentarem capacitação e demonstrarem competência para assumir cargos de liderança no voleibol, entretanto, para se inserirem na categoria adulta, enfrentam barreiras associadas a questões culturais e estruturais. Concluímos que as treinadoras de voleibol que participaram deste estudo, ao se inserirem nas comissões técnicas do voleibol, quebraram barreiras, superaram dificuldades ao longo da carreira e contribuíram para ampliar a possibilidade de inserção das mulheres nesse campo profissional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectTreinadorapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectHead coachept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectVolleyballpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleMulheres na liderança: cenário, desafios e oportunidades para treinadoras no voleibol brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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