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dc.contributor.advisor1Silveira, Emerson Sena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Camurça, Marcelo Ayres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8167313163411799pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415993566465292pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes Júnior, Manoel Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429279552706202pt_BR
dc.contributor.referee4Lemos, Fernanda-
dc.contributor.referee4Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Dartagnan Abdias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789600501581813pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T12:05:45Z-
dc.date.available2022-06-08-
dc.date.available2022-06-08T12:05:45Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14172-
dc.description.abstractWicca is a religion created in the middle of modernity, in the 20th century. Its growing popularity draws attention, in the attempt to understand its relations with modernity and the structuring of its countercultural response and agenda. This dissertation aims to reach deeper understandings and reflections on the relationship between Wicca and current counter-modern criticism. Wicca is thus understood here as an intermediary institution, capable of playing a role of mediation between the religious and the social, here understood as religious privatization, therefore as a mediation between individual senses and values in the plural collective of modernity. The opportunities for an affirmation of Wicca as a consolidated religion leads it to important revisions of its practices and adaptability in the modern world, so that the assertiveness of its answers will depend on its broader relations with the space and the circuit in which it is inserted within Paganism and Modern Witchcraft. Through field research in a Wiccan coven in São Paulo/Brazil, in virtual forums, based on participant observation through subjective mediation between the researcher and the interlocutor, and through academic and native bibliographic review, the present work will poses articulations of how this relationship occurs, analyzing the relationship between Wicca and modernity from its religious and institutional structure, the study of local leadership, and the articulation of its participants. In this way, it is possible to strive towards understanding both the agendas absorbed by Wicca and its insertion in the struggles against the hegemony of modernity. Permeating this understanding, we can also see how Wicca responds to the “crisis of meaning in modernity” described by Berger and Luckmann (2012) and how this response can be better adapted from the internal criticisms raised to the “Witches' Religion”.pt_BR
dc.description.resumoA Wicca é uma religião criada no seio da modernidade, no século XX. Sua crescente popularização chama atenção na tentativa de compreender suas relações com a modernidade e a estruturação de sua resposta e agenda contracultural. A presente tese visa alçar compreensões, ensaios e reflexões mais profundas da relação da Wicca com as críticas contramodernas da atualidade. Desse modo, a Wicca aqui é entendida como uma instituição intermediária, capaz de desempenhar um papel de mediação entre o religioso e o social, aqui entendido na privatização religiosa, e, portanto, uma mediação entre os sentidos e valores individuais e o coletivo plural da modernidade. Os ensejos de uma afirmação enquanto religião consolidada da Wicca a conduz em importantes revisões de sua prática e adaptabilidade no mundo moderno, fazendo com que, da assertividade de suas respostas, dependa suas relações mais amplas com o cenário e o circuito em que está inserida nos meios pagãos e na Bruxaria Moderna. Através da pesquisa de campo em um coven wiccano em São Paulo/SP e em fóruns virtuais e pautada na observação participante assumida numa postura subjetivada de mediação entre o pesquisador e o interlocutor, conjuntamente com a revisão bibliográfica acadêmica e nativa, a presente tese apresentará articulações de como essa relação se dá, trabalhando a relação entre Wicca e modernidade a partir tanto de sua estrutura religiosa, institucional, do estudo de uma liderança local e da articulação de seus participantes. Desse modo, é possível alçar voos em direção à compreensão tanto das agendas absorvidas pela Wicca, quanto de sua inserção nas lutas contra hegemônicas da modernidade. Permeando essa compreensão, poderemos também entender como a Wicca responde à “crise de sentido da modernidade” apontada por Berger e Luckmann (2012) e como essa resposta pode ser mais bem adequada a partir das críticas internas erigidas à “Religião das Bruxas”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectWiccapt_BR
dc.subjectPaganismopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectCrise de sentidopt_BR
dc.subjectContra-hegemoniapt_BR
dc.subjectPaganismpt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectCrisis of meaningpt_BR
dc.subjectCounter hegemonypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO caldeirão da bruxa: a magia e o sincretismo religioso na Wiccapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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