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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Jane Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Marisol Barenco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5491565846910379pt_BR
dc.contributor.referee4Freire, Marcius Cesar Soares-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2555563107004269pt_BR
dc.creatorLima, Reinaldo José de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686909062841422pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-27T15:54:52Z-
dc.date.available2022-05-26-
dc.date.available2022-05-27T15:54:52Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14133-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente tese é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e apresenta uma pesquisa de doutorado que tem como questão central a investigação sobre os mecanismos que perpassam os processos de compreensão e apropriação da criança - espectadora da narrativa cinematográfica - com a paisagem para ela apresentada e as possibilidades de representação dessa paisagem. “Paisagem” é aqui entendida como linguagem e fruto da história da humanidade, com os processos sociais que a constituíram. O amadurecimento sobre essas indagações, na trajetória de professor e pesquisador me trouxe até estas questões: como as crianças compreendem, lidam e se afetam com as paisagens do cinema e como pensam a estética da paisagem a partir da narrativa cinematográfica? Para este diálogo a perspectiva histórico-cultural de Vigotski – principalmente no que se refere às estruturas infantis ligadas à imaginação e criação – e a metodologia de pesquisa em educação inspirada numa perspectiva bakhtiniana são os suportes iniciais que abrirão outras possibilidades de interlocução com autores que pensam o cinema e a educação. Os procedimentos metodológicos tiveram como referência a investigação pautada em critérios qualitativos para a sua realização e neste sentido a pesquisa aqui apresentada estabelece um diálogo com as impressões/expressões através de narrativas de crianças do primeiro segmento do ensino fundamental a partir da exibição das obras cinematográficas “Central do Brasil” (Brasil, 1998) e “2001: Uma Odisséia no Espaço” (EUA-Reino Unido, 1968), em uma perspectiva inspirada nos círculos de conversas bakhtinianos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCinema e infância: arte e vidapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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