https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14120
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
samuelquintinomachado.pdf | PDF/A | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Couto, Carlos Eduardo Mendes de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8168641130865634 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brum, Alessandra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6709799947477933 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pieper, Frederico | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4770309851004817 | pt_BR |
dc.creator | Machado, Samuel Quintino | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T12:32:37Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T12:32:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14120 | - |
dc.description.abstract | Amácio Mazzaropi was one of the most prominent directors of Brazilian cinema. He had a huge influence on Brazilian popular culture and had a loyal following that followed him for over 40 years. The present research aims to think about the relationship between his cinema and religion. More specifically, this work uses an analysis of his film Jecão um fofoqueiro no céu (1977) as a way of thinking about this relationship. The connection of Mazzaropi's films to religion is more complex than it might initially appear. In this study we will analyze the ideas of sacred and profane, mainly by Mircea Eliade, and the concepts of carnivalization and grotesque realism developed by Mikhail Bakhtin and the relationship of these elements with cinema, especially with the works of Mazzaropi. | pt_BR |
dc.description.resumo | Amácio Mazzaropi foi um dos mais proeminentes diretores do cinema brasileiro. Ele teve uma influência enorme na cultura popular brasileira e possuía um público fiel que o seguiu por mais de 40 anos. A presente pesquisa tem como objetivo pensar a relação entre o seu cinema e a religião. Mais especificamente esse trabalho utiliza de uma análise do seu filme Jecão um fofoqueiro no céu (1977) como uma forma de pensar essa relação. A conexão dos filmes de Mazzaropi com a religião é mais complexa do que pode parecer inicialmente. Nesse estudo iremos analisar as ideias de sagrado e profano, principalmente de Mircea Eliade, e os conceitos de carnavalização e realismo grotesco desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e a relação desses elementos com o cinema, especialmente com as obras de Mazzaropi. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Carnavalização | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinema | pt_BR |
dc.subject | Religion | pt_BR |
dc.subject | Carnivalization | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Colocando a santaida pra jogar bola: elementos da carnavalização do sagrado em Jecão... um fofoqueiro no céu (Mazzaropi, 1977) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License