Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14120
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
samuelquintinomachado.pdfPDF/A1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Couto, Carlos Eduardo Mendes de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8168641130865634pt_BR
dc.contributor.referee1Brum, Alessandra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933pt_BR
dc.contributor.referee2Pieper, Frederico-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770309851004817pt_BR
dc.creatorMachado, Samuel Quintino-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-25T12:32:37Z-
dc.date.available2022-05-25T12:32:37Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14120-
dc.description.abstractAmácio Mazzaropi was one of the most prominent directors of Brazilian cinema. He had a huge influence on Brazilian popular culture and had a loyal following that followed him for over 40 years. The present research aims to think about the relationship between his cinema and religion. More specifically, this work uses an analysis of his film Jecão um fofoqueiro no céu (1977) as a way of thinking about this relationship. The connection of Mazzaropi's films to religion is more complex than it might initially appear. In this study we will analyze the ideas of sacred and profane, mainly by Mircea Eliade, and the concepts of carnivalization and grotesque realism developed by Mikhail Bakhtin and the relationship of these elements with cinema, especially with the works of Mazzaropi.pt_BR
dc.description.resumoAmácio Mazzaropi foi um dos mais proeminentes diretores do cinema brasileiro. Ele teve uma influência enorme na cultura popular brasileira e possuía um público fiel que o seguiu por mais de 40 anos. A presente pesquisa tem como objetivo pensar a relação entre o seu cinema e a religião. Mais especificamente esse trabalho utiliza de uma análise do seu filme Jecão um fofoqueiro no céu (1977) como uma forma de pensar essa relação. A conexão dos filmes de Mazzaropi com a religião é mais complexa do que pode parecer inicialmente. Nesse estudo iremos analisar as ideias de sagrado e profano, principalmente de Mircea Eliade, e os conceitos de carnavalização e realismo grotesco desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e a relação desses elementos com o cinema, especialmente com as obras de Mazzaropi.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCarnavalizaçãopt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectCarnivalizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleColocando a santaida pra jogar bola: elementos da carnavalização do sagrado em Jecão... um fofoqueiro no céu (Mazzaropi, 1977)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons