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dc.contributor.advisor1Nogueira, Nícea Helena de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642562310697120pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888661145670871pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Maria Aparecida de-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Dutra, Paulo Roberto de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1256149380405075pt_BR
dc.creatorAniceto, Patrícia de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5421120277831139pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T12:32:28Z-
dc.date.available2022-05-24-
dc.date.available2022-05-24T12:32:28Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00075-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14115-
dc.description.abstractIn this study I focus on the discussions about the issues that question alterity, difference, and gender from the perspective of ethnic aestheticization of the black body present in the poems of Conceição Evaristo and Elisa Lucinda. I highlight the importance of black feminism to authorship for its ethnic group and I define how epistemicide implies a tension on the black culture. In this context of power and in the alterity relation, the impetuous encounter between the subjects happens. I try to emphasize it is in the body that occur the representations of difference closely intertwined to power or to its effects. For such I reflect upon the body and the unbalanced and unequal relation of power as well as upon hierarchical meanings that show alterity and legitimate insidious racism. I also present the effort of intellectuals to enable the dialogue about decolonial thought and resistance. I examine eroticism as a manifestation of affection, and I contemplate the exercise of power guided by racism which builds stereotypes of the black body. I demonstrate that the poets show potentiation of racism when they denounce it through aesthetic and alterity issue. In this reflective path I conclude that the poetic speaker is combative to forms of oppression and that his/her body, when escaping from the terrain of the docile body, offers resistance to the power that regulates it and manifests itself at the deepest levels of social practices. For the development of these reflections, I investigate the fundamental concepts that affect the black body in the analyzed literary corpus. As a starting point and theoretical approach I use the texts of bell hooks, Patricia Hill Collins, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Judith Butler, Stuart Hall, Frantz Fanon, Silvio Luiz de Almeida, Djamila Ribeiro, Audre Lorde, among others.pt_BR
dc.description.resumoConcentro este estudo nas inquietações em torno das questões que problematizam a alteridade, a diferença e o gênero, a partir da estetização étnica do corpo negro presente em poemas de Conceição Evaristo e de Elisa Lucinda. Realço a importância do feminismo negro para a autoria do seu grupo étnico e defino como o epistemicídio implica uma tensão na cultura negra. É nesse contexto de poder e na relação alteritária que se dá o encontro impetuoso entre os sujeitos. Procuro destacar que é no corpo que ocorrem as representações da diferença que estão intimamente ligadas ao poder ou a seus efeitos. Para tanto, reflito sobre o corpo e a relação desequilibrada e desigual de poder, bem como sobre as significações hierarquizadas que consistem em figurar a alteridade e legitimar o racismo insidioso. Apresento, também, o esforço de intelectuais para tecer o diálogo sobre o pensamento decolonial e a resistência. Examino o erotismo como manifestação de afeto e contemplo o exercício do poder orientado pelo racismo que acaba construindo estereótipos sobre o corpo negro. Demonstro que as poetas apresentam a potencialização do racismo quando o denunciam através da questão estética e da alteridade. Concluo, por meio desse percurso reflexivo, que o sujeito poético é combativo às formas de opressão e que o seu corpo, ao escapar do terreno do corpo dócil, oferece resistência ao poder que o regula e se manifesta nos níveis mais profundos das práticas sociais. Para o desenvolvimento dessas reflexões, investigo os conceitos fundamentais que afetam o corpo negro no corpus analisado. Como ponto de partida e suporte teórico, utilizo os textos de bell hooks, Patricia Hill Collins, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Judith Butler, Stuart Hall, Frantz Fanon, Silvio Luiz de Almeida, Djamila Ribeiro, Audre Lorde, dentre outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras CAPES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectElisa Lucindapt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleSobre viver: o corpo negro em poemas de Conceição Evaristo e Elisa Lucindapt_BR
dc.typeTesept_BR
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