Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14108
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thalesdelelismartinspereira.pdfPDF/A1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2841285378282965pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogerio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1521415154053348pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Mateus Balbino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2453670728817949pt_BR
dc.creatorPereira, Thales de Lélis Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927578368962893pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-23T18:50:26Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T18:50:26Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14108-
dc.description.abstractThis work aims to constitute a significant way to approach the theorems of Apolônio, Ptolomeu and Euler, present in the book Geometria of the PROFMAT collection. For this, we intend to identify important mathematical and geometric knowledge inherent in the proof of theorems. Aiming at the composition of preliminary investigative activities and the constitution of dynamic geometry applets with the support of the Geogebra software, which can instigate relevant geometric conjectures prior to the theorem demonstrations. Then, for each mentioned theorem we present a demonstration similar to the one shown in the book Geometria of the PROFMAT collection, with the purpose of highlighting passages of the demonstration of the same, in such a way to expose some mathematical arguments that need a significant understanding. Finally, we will present some questions proposed by the same geometry book, which are intended for the direct application of the knowledge acquired in the course of demonstrations and understanding.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo constituir uma forma significativa para a abordagem dos teoremas de Apolônio, Ptolomeu e Euler, presentes no livro Geometria da coleção PROFMAT. Para isso, pretendemos identificar importantes conhecimentos matemáticos e geométricos inerentes das demonstrações dos teoremas. Objetivando a composição de atividades preliminares de natureza investigativa e a constituição de applets de geometria dinâmica com o amparo do software Geogebra, que possam instigar relevantes conjecturas geométricas previamente às demonstrações dos teoremas. Em seguida, para cada teorema mencionado apresentamos uma demonstração semelhante a exibida no livro Geometria da coleção PROFMAT, com a finalidade de ressaltar passagens da demonstração do mesmo, de tal forma a expor alguns argumentos matemáticos que necessitam de uma significativa compreensão. Por fim, apresentaremos algumas questões propostas pelo mesmo livro de geometria, as quais são destinadas a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos no caminhar das demonstrações e entendimento dos mesmos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectDemonstraçõespt_BR
dc.subjectInvestigative activitiespt_BR
dc.subjectDynamic geometrypt_BR
dc.subjectDemonstrationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleGeometria dinâmica: um estudo de atividades investigativas e demonstrações em geometria planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons