https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1408
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
giovaniduarteverazzani.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Gilvan Procópio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Alexandre Graça | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706206Y4 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Nascimento, Érica Peçanha do | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269504Z2 | pt_BR |
dc.creator | Verazzani, Giovani Duarte | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421695H3 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T15:57:41Z | - |
dc.date.available | 2016-05-06 | - |
dc.date.available | 2016-06-07T15:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1408 | - |
dc.description.abstract | When artistic and cultural forms, produced from the marginal spaces of the official knowledge, not only achieves a traditional readership of the Brazilian society, but they enable the formation of new ones, originating from others social classes, it becomes relevant a analysis that goes beyond the traditional dichotomy of the relationship between the artist/work and the market, and that allows them to reflect the intellectual position of the artist / work in contemporary modern society. Therefore, the present dissertation intends investigate the novel Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), work that reveals Ferréz in the contemporary literary scene, identifying the construction of a literary project of fight and resistance, that may interfere in the social and cultural realities of these marginal spaces and its historical subjects. From his first work, Fortaleza da Desilusão (FERRÉZ, 1997), a poetry book with modernist tendencies, it is possible to realize a change in the author’s literary strategy that allows him to extend and achieve his target audience, as well as the elaboration of a literature that establishes a cultural fight, with popular characteristics. Through the sabotage of the aesthetic resources focused on massive public, as the feuilletonistic characteristics and the reproduction of the myth of family ideology in Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), Ferréz exposes the contradictions inherent in the dominant ideologies which contrasts it with the multiplicity of voices and consciences that are present in the work, enabling the formation of “the author as producer” (BENJAMIN, 1994). | pt_BR |
dc.description.resumo | Quando as manifestações artísticas e literárias, produzidas a partir de espaços marginais do conhecimento e do saber, não só conquistam um público leitor já existente e tradicional na sociedade brasileira, como também possibilitam a formação de novos públicos, originários de outras classes sociais, torna-se pertinente uma análise que ultrapasse a velha dicotomia da relação entre artista/obra e mercado e que possibilite a reflexão da posição intelectual do artista/obra na sociedade moderna contemporânea. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo investigar o romance Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), obra que projeta Ferréz na cena literária contemporânea, identificando a construção de um projeto literário de luta e resistência que procura interferir na realidade cultural e social desses espaços marginais e dos sujeitos históricos que os constituem. A partir da sua primeira obra, Fortaleza da Desilusão (FERRÉZ, 1997), um livro de poemas com tendências modernistas, percebe-se uma mudança nas estratégias literárias que permitem ao autor a ampliação e conquista do seu público alvo, bem como a elaboração de uma literatura que estabeleça uma luta cultural de caráter popular. Através da sabotagem dos recursos estéticos de produções voltadas para um público massivo, como a característica folhetinesca e a reprodução do mito da ideologia familiar em Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), Ferréz expõe as contradições inerentes às ideologias dominantes, contrastando-as com a multiplicidade de vozes e consciências que se fazem presentes na obra e possibilitando, assim, a formação do “autor como produtor” (BENJAMIN, 1994). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferréz | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Ideologias | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ferréz | pt_BR |
dc.subject | Resistance | pt_BR |
dc.subject | Ideologies | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | Capão pecado e as estratégias de sabotagem: um romance popular de combate às ideologias dominantes e mobilização das massas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.