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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706206Y4pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Érica Peçanha do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269504Z2pt_BR
dc.creatorVerazzani, Giovani Duarte-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421695H3pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-07T15:57:41Z-
dc.date.available2016-05-06-
dc.date.available2016-06-07T15:57:41Z-
dc.date.issued2013-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1408-
dc.description.abstractWhen artistic and cultural forms, produced from the marginal spaces of the official knowledge, not only achieves a traditional readership of the Brazilian society, but they enable the formation of new ones, originating from others social classes, it becomes relevant a analysis that goes beyond the traditional dichotomy of the relationship between the artist/work and the market, and that allows them to reflect the intellectual position of the artist / work in contemporary modern society. Therefore, the present dissertation intends investigate the novel Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), work that reveals Ferréz in the contemporary literary scene, identifying the construction of a literary project of fight and resistance, that may interfere in the social and cultural realities of these marginal spaces and its historical subjects. From his first work, Fortaleza da Desilusão (FERRÉZ, 1997), a poetry book with modernist tendencies, it is possible to realize a change in the author’s literary strategy that allows him to extend and achieve his target audience, as well as the elaboration of a literature that establishes a cultural fight, with popular characteristics. Through the sabotage of the aesthetic resources focused on massive public, as the feuilletonistic characteristics and the reproduction of the myth of family ideology in Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), Ferréz exposes the contradictions inherent in the dominant ideologies which contrasts it with the multiplicity of voices and consciences that are present in the work, enabling the formation of “the author as producer” (BENJAMIN, 1994).pt_BR
dc.description.resumoQuando as manifestações artísticas e literárias, produzidas a partir de espaços marginais do conhecimento e do saber, não só conquistam um público leitor já existente e tradicional na sociedade brasileira, como também possibilitam a formação de novos públicos, originários de outras classes sociais, torna-se pertinente uma análise que ultrapasse a velha dicotomia da relação entre artista/obra e mercado e que possibilite a reflexão da posição intelectual do artista/obra na sociedade moderna contemporânea. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo investigar o romance Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), obra que projeta Ferréz na cena literária contemporânea, identificando a construção de um projeto literário de luta e resistência que procura interferir na realidade cultural e social desses espaços marginais e dos sujeitos históricos que os constituem. A partir da sua primeira obra, Fortaleza da Desilusão (FERRÉZ, 1997), um livro de poemas com tendências modernistas, percebe-se uma mudança nas estratégias literárias que permitem ao autor a ampliação e conquista do seu público alvo, bem como a elaboração de uma literatura que estabeleça uma luta cultural de caráter popular. Através da sabotagem dos recursos estéticos de produções voltadas para um público massivo, como a característica folhetinesca e a reprodução do mito da ideologia familiar em Capão Pecado (FERRÉZ, 2002), Ferréz expõe as contradições inerentes às ideologias dominantes, contrastando-as com a multiplicidade de vozes e consciências que se fazem presentes na obra e possibilitando, assim, a formação do “autor como produtor” (BENJAMIN, 1994).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerrézpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectIdeologiaspt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectFerrézpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectIdeologiespt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleCapão pecado e as estratégias de sabotagem: um romance popular de combate às ideologias dominantes e mobilização das massaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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