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dc.contributor.advisor1Januzzi, Flávia Vital-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029670870081936pt_BR
dc.contributor.referee1Avelar, Ewerton Alex-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758338709153591pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Thais Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorChain, Diego Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3486018823562435pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T15:17:31Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-06T15:17:31Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00106-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14053-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to identify the dividend policy drivers of Brazilian companies listed on B3 through the Dividend Yield and Dividend Payout indicators, also considering these relationships given the division of B3's sectors. Among the theoretical approaches of the study, the theory of relevance of dividends, the theory of the irrelevance of dividends, asymmetric information, agency theory, the hypothesis of the life cycles of organizations, the theory of fiscal and tributary effects, clientele and specific aspects of Brazilian legislation, in which there is more than one form of distribution of earnings. Through a theoretical review that included several authors and studies for different markets, including within Brazil, variables such as size, indebtedness, shareholding concentration, corporate governance, profitability, liquidity, among others, were mapped as possible drivers of dividend policy. The sample used included 537 companies with annual data between 1996 and 2020. The initial analysis of the study points out that the Public Utility and Communications sectors are the sectors that most distribute earnings, while the Others sector can be characterized as the worst distributor. To estimate the dividend policy drivers, a panel data model and the econometric method of Quantile Regression with quantiles .25, .5, .75 and .9 were used as estimation parameters. For the estimations with the entire sample, without sector division, the results indicate that: i) the asset size is significant, positive and increasing for all quantiles of both variables; ii) earnings per share are positive and significant for all DY quantiles; iii) GDP, exchange rate and CDI are significant to explain companies' dividend policy; iv) belonging to differentiated levels of corporate governance positively impact companies that distribute less dividends and negatively impact companies that distribute more dividends; and v) variables related to profitability and indebtedness did not perform well to explain the companies' dividend policy. When we look at each sector of activity, the results show that: i) in general, the size of the asset is positive, increasing and significant for most quantiles considering both dependent variables; ii) GDP, CDI and Exchange rate show good performance to explain companies' dividend policy; iii) the control characteristics related to indebtedness, liquidity, risk and profitability present different relationships for each sector; iv) characteristics related to shareholding control and belonging to differentiated segments of corporate governance indicate the presence of a clientele and signalling effect in the dividend policy of companies, depending on the sector in which they operate.pt_BR
dc.description.resumoO propósito do presente estudo foi identificar os direcionadores da política de dividendos das empresas brasileiras listadas na B3 através dos indicadores Dividend Yield e Dividend Payout, considerando também essas relações dada a divisão de setores da B3. Levou-se em conta como abordagem teórica as teorias da relevância dos dividendos, da irrelevância dos dividendos, informação assimétrica, agência, hipótese do ciclo de vida, efeitos fiscais e tributários, efeito clientela e os aspectos específicos da legislação brasileira. Através de uma revisão teórica que abarcou diversos autores e estudos para diferentes mercados, variáveis como tamanho, endividamento, concentração acionária, governança corporativa, rentabilidade, liquidez, entre outras, foram mapeadas como possíveis direcionadores da política de dividendos. A amostra utilizada contou com 537 empresas com dados anuais entre 1996 e 2020. A análise inicial do estudo aponta que os setores de Utilidade Pública e Comunicações são os que mais distribuem proventos, enquanto o setor Outros pode ser caracterizado como o pior distribuidor. Para estimar os direcionadores da política de dividendos, foi utilizado um modelo com dados em painel e o método econométrico da Regressão Quantílica com os quantis .25, .5, .75 e .9 utilizados como parâmetros de estimação. Para as estimações com toda a amostra, sem divisão de setor, os resultados apontam que: i) o tamanho do ativo é significativo, positivo e crescente para todos os quantis de ambas as variáveis; ii) o lucro por ação é positivo e significativo para todos os quantis de Dividend Yield; iii) PIB, câmbio e CDI são significativas para explicar a política de dividendos das empresas; iv) o pertencimento aos níveis diferenciados de governança corporativa impactam positivamente as empresas que distribuem menos dividendos e negativamente as empresas que distribuem mais dividendos; e v) as variáveis relacionadas a rentabilidade e endividamento não apresentaram bom desempenho para explicar a política de dividendos das empresas. Já quando olhamos para cada setor de atuação, os resultados apontam que: i) em geral, o tamanho do ativo é positivo, crescente e significativo para a maioria dos quantis considerando ambas as variáveis dependentes; ii) PIB, CDI e Câmbio apresentam bom desempenho para explicar a política de dividendos das empresas; iii) as características de controle relacionadas ao endividamento, liquidez, risco e rentabilidade apresentam relações diferentes para cada setor; iv) características relacionadas ao controle acionário e pertencimento aos segmentos diferenciados de governança corporativa indicam a presença de efeito clientela e de sinalização na política de dividendos das empresas a depender do setor de atuação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de dividendospt_BR
dc.subjectDividend Yieldpt_BR
dc.subjectDividend payoutpt_BR
dc.subjectB3pt_BR
dc.subjectRegressão quantílicapt_BR
dc.subjectDividend policypt_BR
dc.subjectQuantile regressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleUm estudo dos direcionadores da distribuição de dividendos das empresas não financeiras participantes da B3pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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