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dc.contributor.advisor1Gross, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654429053268264pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770309851004817pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Humberto Araujo Quaglio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086534580687197pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Cicero Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374968779536950pt_BR
dc.contributor.referee4Baptista, Mauro Rocha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0167910758840756pt_BR
dc.creatorRodrigues, Marcel Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7611255279256354pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T13:31:36Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-05T13:31:36Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00111-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14039-
dc.description.abstractThe end of the 15th century and the entire 16th century, the height of the Renaissance, in addition to being a fruitful historical moment for the arts and sciences, also proved to be a very troubled period for Western culture. The widespread political-religious revolutions, the various announcements of omens, inherited from the Middle Ages, and a strong yearning for the renewal of Humanity, made up the daily life of Renaissance European society. The old understanding of homo melancholicus – the individual who was affected by melancholy – remained alive in the Renaissance imagination. The feelings of dismay and despondency, characteristic of melancholy, were present at the end of the 15th century. A disturbing feeling, or “state of mind”, that necessarily needed to be re-signified. This is how the Neoplatonic Academy in Florence, headed by Marsilio Ficino, realized the urgent need to give new meanings to melancholic humor, in order to make it beneficial to human development. This philosophical attitude became our research focus, since one wanted to know why the Academy felt the necessity to reframe the formerly black humor. Later, we were led to investigate what were the main impacts of this “new melancholy” in the 16th century, when it came to be understood as candid melancholy. In this way, supporting us in a vast bibliographical research, which ranges from the philosophical to the artistic field, this research sought to reconstruct an important historical period which, effectively, the bases for the constitution of the “man of genius” were laid.pt_BR
dc.description.resumoO final do século XV e todo o século XVI, auge do Renascimento, além de um momento histórico frutífero para as artes e ciências, mostrou-se, também um período bastante conturbado para a cultura ocidental. As disseminadas revoluções político-religiosas, os diversos anúncios de presságios, herdados desde a Idade Média, e um forte anseio pela renovação da Humanidade, compunham o cotidiano da sociedade europeia da Renascença. O antigo entendimento acerca do homo melancholicus – o indivíduo que era acometido pela melancolia – permanecia vivo no imaginário renascentista. Os sentimentos de desânimo e abatimento, característicos da melancolia, faziam-se presentes no final do século XV. Um sentimento, ou “estado de espírito”, perturbador que, necessariamente, precisava ser ressignificado. Foi assim que a Academia Neoplatônica de Florença, chefiada por Marsilio Ficino, percebeu a urgente necessidade de se dar novos sentidos ao humor melancólico, a fim de torná-lo benéfico ao desenvolvimento humano. Tal atitude filosófica converteu-se em nosso foco de pesquisa, uma vez que desejávamos saber por que a Academia sentiu a necessidade de ressignificar o outrora humor negro. Posteriormente, fomos levados a investigar quais foram os principais impactos dessa “nova melancolia”, no século XVI, quando passou a ser compreendida como melancolia cândida. Desse modo, amparando-nos numa vasta pesquisa bibliografia, que perfaz desde o âmbito filosófico até o campo artístico, esta pesquisa buscou reconstruir um importante período histórico, onde, efetivamente, foram lançadas as bases para a constituição do “homem de gênio”pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectRenascimentopt_BR
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.subjectHermetismopt_BR
dc.subjectNeoplatonismopt_BR
dc.subjectMarsilio Ficinopt_BR
dc.subjectRenaissancept_BR
dc.subjectMelancholypt_BR
dc.subjectHermeticismpt_BR
dc.subjectNeoplatonismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO hermetismo renascentista e a melancolia: novos sentidos e significados do humor melancólico nos séculos XV e XVIpt_BR
dc.typeTesept_BR
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