Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14035
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arthurraposogomes.pdfPDF/A3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Campanhas eleitorais no contexto da pandemia: um estudo sobre as estratégias de comunicação das principais candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora na eleição 2020 na TV e no Instagram
Author: Gomes, Arthur Raposo
First Advisor: Oliveira, Luiz Ademir de
Referee Member: Leal, Paulo Roberto Figueira
Referee Member: Panke, Luciana
Resumo: Em todo o Brasil, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por ocorrer durante a pandemia de Covid-19. Já no caso específico de Juiz de Fora, em Minas Gerais, também pelo fato inédito de não ter nenhum prefeito ou ex-prefeito disputando o pleito, que contou com 11 concorrentes, entre eles, cinco mulheres – das quais três estavam entre as principais candidaturas. A partir deste cenário político e eleitoral imprevisível, a dissertação se propõe a estudar os programas eleitorais transmitidos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e os conteúdos publicados nos perfis do Instagram dos principais nomes candidatos ao Executivo local: a então deputada federal Margarida Salomão (PT), que veio a ser eleita, o empresário Wilson Rezato (PSB), a delegada e estreante Ione Barbosa (Republicanos) e a deputada estadual Delegada Sheila (PSL). A principal pergunta norteadora da pesquisa é, afinal, “quais foram as estratégias acionadas pelas campanhas das principais candidaturas nas diferentes mídias?”, trabalhando com foco em cinco dimensões: (1) imagem do(a) candidato(a) prefeito(a), bem como a relação com as pautas de gênero; (2) imagem estabelecida da atual situação municipal e, portanto, do viés político-ideológico da campanha; (3) temáticas mais acionadas; (4) o espaço que a pandemia de Covid-19 teve durante as campanhas eleitorais; e (5) pontos alusivos à metacampanha e elementos auxiliares. Para isso, o processo metodológico é formado por três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (SEVERINO, 2007) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Já o referencial bibliográfico é constituído por três linhas teóricas: (1) "o processo de midiatização, a interface entre mídia e política e a representação estratégica"; (2) "propaganda política e comunicação eleitoral"; (3) "o poder das mídias massivas e sociais: apontamentos sobre o HGPE e as redes sociais digitais em prol das campanhas eleitorais e as questões de gênero nesse ambiente". Entre as considerações obtidas, estão a constatação de uma forte presença de conteúdos relativos à própria imagem dos cabeças de coligação, em detrimento da baixa abordagem quanto ao tema do próprio avanço do novo coronavírus. Quanto a imagem dos pleiteantes, foi percebida uma predominância de características vinculadas aos ambientes familiares e profissionais. Sobre a agenda feminina, os quatro concorrentes mencionaram a pauta de gênero, de diferentes formas e intensidades. Foi identificada ainda uma notória confluência entre as mídias massivas e digitais no contexto eleitoral juiz-forano.
Abstract: Across Brazil, the 2020 municipal elections were scheduled by taking place during Covid-19 pandemic. In the specific case of Juiz de Fora, in Minas Gerais, also due to the unprecedented fact of not having any mayor or former mayor contesting the election, which had 11 candidates, among them, five women - of which three were among the main candidates. Based on this unpredictable political and electoral scenario, the dissertation proposes to study the electoral programs broadcast on the Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) and the content published on the Instagram profiles of the main candidates for the local Executive: the then federal deputy Margarida Salomão (PT), who was elected, businessman Wilson Rezato (PSB), delegate and rookie Ione Barbosa (Republicanos) and state deputy Delegada Sheila (PSL). The main guiding question of the research is, after all, “what were the strategies triggered by the campaigns of the main candidacies in the different media?”, working with a focus on five dimensions: (1) image of the mayoral candidate, as well as the relationship with gender guidelines; (2) established image of the current municipal situation and, therefore, of the political-ideological bias of the campaign; (3) the most used themes; (4) the space that the Covid-19 pandemic had during election campaigns; and (5) points alluding to the meta-campaign and auxiliary elements. For this, the methodological process consists of three stages: bibliographic research, documental research (SEVERINO, 2007) and Content Analysis (BARDIN, 2010). The bibliographic reference is constituted by three theoretical lines: (1) "the mediatization process, the interface between media and politics and strategic representation"; (2) "political propaganda and electoral communication"; (3) "the power of mass and social media: notes on the HGPE and digital social networks in favor of electoral campaigns and gender issues in this environment". Among the considerations obtained, there is the finding of a strong presence of content related to the very image of the heads of the coalition, to the detriment of the low approach to the topic of the advancement of the new coronavirus. As for the image of the plaintiffs, a predominance of characteristics linked to family and professional environments was perceived. Regarding the women's agenda, the four contestants mentioned the gender agenda, in different ways and intensities. It was also identified a notorious confluence between massive and digital media in the electoral context of Juiz de Fora.
Keywords: Comunicação política
Comunicação eleitoral
Horário gratuito de propaganda eleitora
Instagram
Prefeitura de Juiz de Fora
Political Communication
Electoral Communication
Free electoral adversiting hours
City hall of Juiz de Fora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00022
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14035
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons