Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1400
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrezaaraujocoelho.pdf740.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee2Garcez, Cecília de Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435825E5pt_BR
dc.creatorCoelho, Andreza Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-07T15:42:57Z-
dc.date.available2016-05-05-
dc.date.available2016-06-07T15:42:57Z-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1400-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the role played by the Educational Technology Center of Uberaba in the formative processes of teachers for the use of Information Technologies and Communication - ICT in teaching context, in schools belonging to the Regional Superintendent of Education of Uberaba - SRE Uberaba . Today, ICT are present in all state schools, equipped with computer labs with internet access, digital whiteboards, and multimedia projectors, among others. In this context, where technological equipment are definitely embedded in our daily lives, it is the role of Educational Technology Center of Uberaba provide teachers with skills that give them a position to use these technologies in order to enhance their pedagogical. However, you can see that the use of ICT in school life is still very nascent, and the training cannot achieve the expected goal. The paper analyzes the implementation of the training courses offered by Educational Technology Center of Uberaba. Presents the study, from the look of the teachers who participated in the training and the contributions of authors in the field, considerations about the limits and possibilities of training and intervention proposals for their improvement. The research of a qualitative nature was conducted through interviews with the Educational Technology Center multipliers Uberaba, responsible for developing the training; and through questionnaires sent via e-mail with the graduates of these training teachers. The results point to an underused by teachers, ICT available in schools. This low utilization is due, according to research from inconsistent training teachers in the pedagogical use of ICT. From this, the PAE produced proposes a set of actions aimed at providing the Educational Technology Center of Uberaba able to offer broader and more comprehensive capabilities that can, at the same time, reach a greater number of professionals and revert to teaching practices that integrate the use of ICT at school daily.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar o papel desempenhado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Uberaba nos processos formativos de professores para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no contexto pedagógico, nas escolas pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Uberaba – SRE Uberaba. Atualmente, as TIC estão presentes em todas as escolas estaduais, equipadas com laboratórios de informática com acesso à internet, lousas digitais, projetores multimídia, entre outros. Neste contexto, onde os equipamentos tecnológicos estão definitivamente inseridos no dia a dia, é papel do NTE Uberaba proporcionar aos professores capacitações que lhes deem condições de utilizar essas tecnologias de maneira a enriquecer seu fazer pedagógico. Porém, é possível perceber que o uso das TIC no cotidiano escolar ainda é muito incipiente, e as capacitações não conseguem atingir o objetivo esperado. O trabalho analisa a implementação dos cursos de capacitação oferecidos pelo NTE Uberaba. O estudo apresenta, a partir do olhar dos professores que participaram das capacitações e das contribuições de autores da área, considerações sobre os limites e possibilidades das formações e propostas de intervenção para o seu aprimoramento. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de entrevista com as multiplicadoras do NTE Uberaba, responsáveis por desenvolver as capacitações; e por meio de questionários encaminhados via e-mail com os professores egressos dessas capacitações. Os resultados apontam para uma subutilização, pelos professores, das TIC disponíveis nas escolas. Este baixo aproveitamento é decorrente, segundo a investigação, de uma formação inconsistente dos professores para o uso pedagógico das TIC. A partir disso, o PAE elaborado propõe um conjunto de ações que visam proporcionar ao NTE Uberaba condições de oferecer capacitações mais amplas e abrangentes que consigam, ao mesmo tempo, atingir um número maior de profissionais e se reverter em práticas pedagógicas que integrem o uso das TIC ao cotidiano escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectNúcleo de Tecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectNTE Uberabapt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectEducational Technology Centerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO núcleo de tecnologia educacional da superintendência regional de ensino de Uberaba e a formação docente para o uso das TIC: uma análise das capacitações oferecidaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.