Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13997
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
celiareginaalvesdiasdossantos.pdfPDF/A2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223482228906928pt_BR
dc.contributor.referee1Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104271477506670pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mariane Ambrósio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827285605354923pt_BR
dc.creatorSantos, Célia Regina Alves Dias dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676052690269523pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T18:23:35Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-02T18:23:35Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00424-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13997-
dc.description.abstractThe present study, developed within the scope of the Professional Masters in Management and Evaluation of Public Education (PPGP), of the Center for Public Policy and Education Evaluation, of the Federal University of Juiz de Fora (Caed/UFJF) and linked to the Faculty of Education of The aforementioned higher institution is born from the analysis of the historical series of the performance obtained by the Cidade Olímpica Basic Education Unit, a school in the Municipal Public Education Network of São Luís, in the State of Maranhão, throughout the institution's participation in the evaluations of the Education System. Assessment of Basic Education (SAEB). Between the years 2005 to 2017, a series of variations was found in the performance data of the school institution. Thus, from a survey of contextual data from that school, it was possible to perceive some indicators of the SAEB assessments and contextual data that can justify the variations presented, including: the rate of violence in the neighborhood; the record of cases of violence that occurred inside the school; the infrastructure problems of the school building; the turnover of school managers and the lack of financial resources. Thus, a document analysis was sought, in order to build a theoretical and bibliographic framework in which to analyze the interference of these factors in the performance of students. Based on the understanding of the meaning of the data, a comparative research was carried out on the reality of school institutions that had their projects structured in the fight against violence and other situations that can be visualized and, finally, the results are presented. and propositions for the school locus of research, with the aim of improving performance in large-scale assessments based on the understanding of the institution's contextual data.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e vinculado à Faculdade de Educação da mencionada instituição superior, nasce a partir da análise da série histórica do desempenho obtido pela Unidade de Educação Básica Cidade Olímpica, escola da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís, no Estado do Maranhão, ao longo da participação da instituição nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB ). Entre os anos de 2005 a 2017 foi constatada uma série de variações nos dados de desempenho da instituição escolar. Assim, a partir de levantamento de dados contextuais da referida escola, foi possível perceber alguns indicadores das avaliações do SAEB e dados contextuais que podem justificar as variações apresentadas, dentre estes: o índice de violência no bairro; o registro de casos de violência ocorridos no interior da escola; os problemas de infraestrutura do prédio escolar; a rotatividade de gestores da escola e a falta de recursos financeiros. Assim, buscou-se uma análise documental, no intuito de construir um referencial teórico e bibliográfico no qual analisassem-se as interferências dos referidos fatores, no desempenho dos estudantes. Com base na compreensão do significado dos dados, realizou-se uma pesquisa de base comparativa, sobre a realidade de instituições escolares que tiveram seus projetos estruturados no combate à violência e às demais situações que possam ser visualizadas e, por fim, são apresentados os resultados e proposições para a escola lócus da pesquisa, com o objetivo de melhorar o desempenho nas avaliações em larga escala a partir da compreensão dos dados contextuais da instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.subjectGestão de resultados educacionaispt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectFatores contextuais de violênciapt_BR
dc.subjectLarge-scale assessmentpt_BR
dc.subjectEducational outcome managementpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectContextual factorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão escolar e avaliação em larga escala: desafios para o desempenho de estudantes em uma escola da Rede Municipal de Ensino de São Luíspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons