Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1395
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliacustodiocarellideoliveira.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lourenço, Lélio Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785151P9pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262D6pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4083358T8pt_BR
dc.creatorOliveira, Júlia Custódio Carelli de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470582D2pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-07T15:40:31Z-
dc.date.available2016-05-05-
dc.date.available2016-06-07T15:40:31Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1395-
dc.description.abstractRecent years are marked by radical changes in communication modes. The diffusion of technologies allows users to become exposed to interpersonal violence, persecution and attacks that occur in the virtual environment, which features cyberbullying, defined as aggressive, intentional act carried out by a group or individual through electronic contacts. In order to describe and explore its manifestations as well as possible ways of coping, three texts were developed. The first aims to present and discuss the concept of cyberbullying from a research-based literature. The second article presents initial data from a survey of cyberbullying among Internet users (pilot study). The study enrolled 70 adolescents between 13-17 years of age (mean: 15.6 years; SD = 1.18). The most frequently mentioned types of cyberbullying were insults in online forums (20%); online publication of embarrassing picture without the permission of the person who appears in it (18.6%). The coping strategies identified as most effective were: remove the aggressor from the contact list (55.7%), tell parents / relatives (54.3%) and block the offender (52.9%). Finally, the third text seeks to analyze data from an online survey study conducted with 453 teenagers between 13 and 17 years, living in the city of Juiz de Fora-MG. Among the participants, 67.3% reported at least one incident of cyber aggression and 63.8% reported at least one episode of cyber victimization in the last six months, and 78.6% scored at least one point in the overall score, or be victims or perpetrators. Both strategies identified by participants as more effective in dealing with cyberbullying were blocking the offender (81%) and remove the offender from the contact list (84%). The quantitative and qualitative results are presented, analyzed and discussed based on the available literature, in order to contribute to scientific knowledge, and provide practical implications and a better understanding of the phenomenon in Brazilian scene.pt_BR
dc.description.resumoOs últimos anos são marcados por mudanças radicais nos modos de comunicação. A difusão das tecnologias permite que usuários tornem-se expostos à violência interpessoal, perseguições e agressões que ocorrem no meio virtual, o que caracteriza o cyberbullying, definido como ato agressivo e intencional, realizado por um grupo ou indivíduo através de contatos eletrônicos. Com o objetivo de descrever e explorar as suas manifestações, bem como possíveis formas de enfrentamento, foram desenvolvidos três textos. O primeiro tem o objetivo de apresentar e discutir o conceito de cyberbullying, a partir de uma investigação baseada em pesquisa bibliográfica. O segundo artigo objetiva apresentar dados iniciais de uma pesquisa sobre cyberbullying entre usuários de internet (estudo piloto). Participaram do estudo 70 adolescentes entre 13-17 anos de idade (média: 15,6 anos; DP=1,18). As tipologias de cyberbullying mais apontadas foram: insultos em fóruns online (20%); publicação online de foto embaraçosa sem a permissão da pessoa que nela aparece (18,6%). As estratégias de enfrentamento apontadas como mais eficientes foram: remover o agressor da lista de contatos (55,7%), dizer aos pais/familiares (54,3%) e bloquear o agressor (52,9%). Por fim, o terceiro texto buscou analisar os dados de um estudo de levantamento online, realizado com 453 adolescentes entre 13 e 17 anos, residentes na cidade de Juiz de Fora-MG. Dentre os participantes, 67,3% relataram ao menos um incidente de cyber agressão e 63,8% referiram ao menos um episódio de cyber vitimização nos últimos seis meses, sendo que 78,6% pontuaram ao menos um ponto no escore geral, ou seja, vítimas ou agressores. As duas estratégias apontadas pelos participantes como mais eficazes para lidar com o cyberbullying foram bloquear o agressor (81%) e remover o agressor da lista de contatos (84%). Os resultados quantitativos e qualitativos são apresentados, analisados e discutidos com base na literatura disponível, visando contribuir para o conhecimento científico, além de fornecer implicações práticas e uma melhor compreensão do fenômeno no cenário brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCyberbullyingpt_BR
dc.subjectAspectos Conceituaispt_BR
dc.subjectAdolescentes Usuários de Internetpt_BR
dc.subjectEstudo de Levantamentopt_BR
dc.subjectAgressãopt_BR
dc.subjectVitimizaçãopt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectCyberbullyingpt_BR
dc.subjectConceptual aspectspt_BR
dc.subjectTeen Internet userspt_BR
dc.subjectSurveypt_BR
dc.subjectAggressionpt_BR
dc.subjectVictimizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCyberbullying entre adolescentes usuários de internet: um estudo de levantamento onlinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.