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dc.contributor.advisor1Braida, Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.creatorSilva, Francisco Aragoney de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2094540388444896pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T20:19:22Z-
dc.date.available2022-03-14-
dc.date.available2022-03-14T20:19:22Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00408-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13886-
dc.description.abstractThis work was developed during the course of the Professional Masters in Management and Evaluation of Public Education at the Federal University of Juiz de Fora, carried out through a partnership with the Government of the State of Ceará through the Department of Education, with the aim of raise the quality of education offered. The study seeks to understand the importance of educational data and indicators obtained in the context of external evaluations, especially those of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (Spaece) for the pedagogical practices developed in Ceará schools, with an emphasis in the reality glimpsed in the context Alfredo Machado High School in the city of Madalena – CE. Furthermore, the use of these educational indicators as a pedagogical tool by teachers and by school management as a form of accountability was addressed. In this context, the ideas presented by Brooke (2015) were evidenced as a way to support this work, as he was one of the first researchers to study the implementation of large-scale external assessment policies in Brazilian schools. According to him, the advent of these educational instruments constitutes a milestone in public education as it references the development of some pedagogical actions and, in relation to the educational indicators elaborated from the data collected in external evaluations, the ideas and thoughts developed by Pontes (2012). This one deals with the importance of these elements for the construction of educational public policies, becoming a reference for teaching. As for the research methodology used, questionnaires and interviews were applied to the teachers of the mathematics discipline of the referred school and also to the management, and there was the collaboration of the pedagogical coordinator and the Support Teacher of the Area (PA) of Natural Sciences, Mathematics and its technologies. It was from the analysis of the contributions of these professionals that it was possible to identify some potential developed in the school, as well as some weaknesses, to then propose an action plan that was viable and significant to achieve an improvement in the learning of Mathematicspt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido no decorrer do curso do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizado por meio de parceria celebrada com o Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria de Educação, com o intuito de elevar a qualidade do ensino oferecido. O estudo busca entender a importância dos dados e indicadores educacionais obtidos no âmbito das avaliações externas, em especial as do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas cearenses, com ênfase na realidade vislumbrada no contexto da Escola de Ensino Médio Alfredo Machado da cidade de Madalena – CE. Além disso, abordou-se a utilização desses indicadores educacionais como ferramenta pedagógica pelos professores e pela gestão escolar como forma de responsabilização. Nesse contexto, evidenciaram-se as ideias apresentadas por Brooke (2015), como forma de fundamentar este trabalho, pois foi ele um dos primeiros pesquisadores a estudar a implementação das políticas de avaliação externas em larga escala nas escolas brasileiras. Segundo ele, o advento desses instrumentos educacionais constitui um marco no ensino público por referenciar o desenvolvimento de algumas ações pedagógicas e, em relação aos indicadores educacionais elaborados a partir dos dados coletados nas avaliações externas, abordar-se-ão as ideias e pensamentos desenvolvidos por Pontes (2012). Este trata da importância desses elementos para a construção das políticas públicas educacionais, tornando-se um referencial para o ensino. Quanto à metodologia de pesquisa utilizada, foram aplicados questionários e entrevistas aos professores da disciplina de matemática da referida escola e também à gestão, e houve a colaboração do coordenador pedagógico e do Professor de Apoio da Área (PA) de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Foi a partir da análise das contribuições feitas por esses profissionais que foi possível identificar algumas potencialidades desenvolvidas na escola, bem como alguns pontos fracos para então se propor um plano de ação que fosse viável de execução e significativo para alcançar a melhoria na aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectSpaecept_BR
dc.subjectApropriação dos dadospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectData appropriationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação e uso pedagógico dos dados educacionais obtidos nas avaliações do Spaece: caso da escola de ensino médio Alfredo Machadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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