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dc.contributor.advisor1Hallak, Patrícia Habib-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998509212446471pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rendón , Manuel Arturo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580115716308628pt_BR
dc.contributor.referee1Loureiro, Felipe dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559119135506333pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Rafael Alves Bonfim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8602778120667424pt_BR
dc.creatorVidigal, Luís Pedro Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545308616277891pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T20:18:18Z-
dc.date.available2022-03-14-
dc.date.available2022-03-14T20:18:18Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00051-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13885-
dc.description.abstractThe present work investigates the aerodynamic performance of the Brasília aircraft (EMB120). The choice of this model is justified within the GCEME research activities in hybrid propulsion. Using OpenFOAM, simulations were developed using RANS with k − ω SST turbulence model. The simulations focused on the cruise phase, where the steady-state flow simplification is valid. It was possible to identify that the aircraft can perform adequately on cruising fase under an angle of attack in the range of 1 o to 3 o , where its center of pressure is located between 26,92% and 28,47% of the mean aerodynamic chord. The wings are the main component responsible for generating lift, while the wings and the fuselage generate most of the aerodynamic drag. Two aircraft configurations were evaluated: one with and another without geometric twist on the wings. An increase in overall drag and lift was observed for the configuration with twist, although the relationship between these forces did not change significantly. An evaluation of the equations used to initialize the turbulence parameters was conducted, where no significant difference between different formulations was observed. The influence of altitude on the aerodynamic performance of the aircraft was also investigated. No significant changes were observed in their dimensionless coefficients.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs investigar o desempenho aerodinâmico da aeronave Brasília (EMB120). A escolha desse modelo como estudo de caso se justifica dentro das atividades do GCEME de pesquisas em propulsão híbrida. Por meio da utilização do OpenFOAM, foram desenvolvidas simulações utilizando o modelo RANS juntamente com o modelo de turbulência k − ω SST. As simulações conduzidas se concentraram na fase de cruzeiro, onde a simplificação de escoamento em regime permanente é válida. Foi possível identificar que a aeronave em questão é capaz de realizar o voo de cruzeiro sob um ângulo de ataque na faixa de 1 o a 3 o , onde seu centro de pressão fica localizado na faixa entre 26, 92% e 28, 47% da corda média aerodinâmica. As asas são o principal componente responsável por gerar sustentação, enquanto as asas em conjunto com a fuselagem geram a maior parte do arrasto aerodinâmico. Duas configurações da aeronave foram avaliadas: uma com e outra sem twist geométrico nas asas. Um aumento no arrasto e na sustentação globais foram observados para a configuração com twist, embora a relação entre essas forças não tenha se alterado significativamente. Uma avaliação das equações utilizadas para inicializar os parâmetros de turbulência foi conduzida, onde não foi possível obter diferença significativa entre formulações diferentes. Investigou-se, ainda, a influência da altitude no desempenho aerodinâmico da aeronave. Não foram observadas mudanças significativas nos seus coeficientes adimensionaispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Modelagem Computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectEMB120pt_BR
dc.subjectOpenFOAMpt_BR
dc.subjectAerodynamicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleInvestigação do desempenho aerodinâmico de um avião de pequeno porte utilizando dinâmica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Modelagem Computacional (Dissertações)



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