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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498204826579831pt_BR
dc.contributor.referee2Breder, Debora-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5541514968724931pt_BR
dc.creatorGalvão, Mariana Brasil-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545438892890050pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T23:29:54Z-
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2022-02-22T23:29:54Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00391-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13805-
dc.description.abstractIn contemporary society, education is strongly connected to social development, as it is a relevant possibility of change in the individuals’ lives. Therefore, students hold school and education in high regard, hoping to achieve gigher social status and more qualified jobs. Such students have the right to attend to college, and must have that possibility assured. The main objective of the present paper is to understand how public school students perceive the public university. The main understanding is that the target demographic desires to attend the university, but believes that such space is unreachable from their context. 11 high school students from public schools in the municipality of Juiz de Fora were interviewed, with two main discussions: if such students perceive the public universities as achievable, and, if so, how is such perception. A qualitative investigation was performed, with semistructured interviews. Due to the Covid-19 pandemic, all the interviews were by WhatsApp. Five interviews were by video call, three by voice messages and three by text messages. The hypothesis of this paper was debunked by all the 11 interviews, in which nine of the students made clear that they perceive the university as a possibility and aim at such goal in different manners. The other two students put the university education not as a priority, but as a second option. Every student is searching for a change in their families trajectories, since their parents have not attended the university but they seek such goal for themselves. Even those who do not contemplate the university as their first option desire to be approved for public positions, aiming the stability they did not perceive in their parents’ lives. Thus, different strategies are employed by both the students and their parents, such as moving to other cities, seeking for schools that are regarded as better, paying for private prep courses, expenses with public transportation, as well as investment both in time as in giving up on regular activities. Whatever the investments by the students or their parents, aim the profits that they wish to obtain in medium to long term in the student market, for they see real possibilities of such payback due to a record of educational success throughout their student lifept_BR
dc.description.resumoA forte relação entre educação e desenvolvimento social, que existe na sociedade, faz com que essa se apresente como uma grande possibilidade de mudança na vida das pessoas, e, por isso, os alunos depositam na escola e na educação a esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados. Esses alunos têm o direito e devem ter a possibilidade de cursar uma universidade. O objetivo desse trabalho é compreender como os estudantes de escolas públicas veem a universidade pública. Parte-se da ideia inicial de que o público-alvo deseja chegar à universidade, mas acredita que esse espaço é inalcançável para a realidade deles. A partir de entrevistas, que foram realizadas com 11 alunos do ensino médio de escolas públicas do município de Juiz de Fora, foram discutidos dois pontos principais: se esses estudantes veem a universidade pública como uma possibilidade e, caso vejam a universidade como uma possibilidade, como a veem. A investigação realizada foi do tipo qualitativa, com as entrevistas seguindo um roteiro semiestruturado. Devido à pandemia do Covid-19, todas as entrevistas foram realizadas por meio do aplicativo WhatsApp. Cinco entrevistas foram realizadas por chamada de vídeo, três por troca de áudios e outras três por mensagem de texto. A hipótese desse trabalho foi contrariada pelas 11 entrevistas realizadas, nas quais nove estudantes deixaram visível em suas falas que percebem a universidade como uma possibilidade e buscam isso de diferentes formas. Os dois alunos restantes, ainda que não tenham a universidade como o plano principal para após a conclusão do ensino médio, a colocam como uma segunda opção, mostrando que também a veem como uma possibilidade. Todos os estudantes estão buscando desvios na trajetória de suas famílias, pois são filhos de pais que não cursaram a universidade, mas têm esse objetivo. Mesmo aqueles que não têm a universidade como primeira opção, desejam a aprovação em concursos, visando garantir a estabilidade que não veem na vida de seus pais. Para isso, são mobilizados pelos estudantes e seus pais diferentes tipos de estratégias, como mudança de cidade, busca por escolas que reconhecidamente possuam um melhor ensino, pagamento de cursinho preparatório, gastos com transporte público, além do investimento em tempo e abdicação de outras atividades. Os investimentos realizados pelos estudantes e suas famílias, sejam eles quais forem, visam os lucros que esperam obter em médio ou em longo prazo do mercado escolar, por perceberem reais possibilidades desse retorno, devido a um histórico de êxito estudantil ao longo da vida escolar desses estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEnsino médio públicopt_BR
dc.subjectEnsino superior públicopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectPublic high schoolpt_BR
dc.subjectDemocratizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepresentações sociais de alunos do ensino médio de escolas públicas sobre a universidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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