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dc.contributor.advisor1Torrent, Tiago Timponi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9386603150293010pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Ely Edison da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950066148389503pt_BR
dc.contributor.referee2Rigo, Sandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorPaiva, Vanessa Maria Ramos Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1491837517482198pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T13:54:55Z-
dc.date.available2022-02-10-
dc.date.available2022-02-10T13:54:55Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13777-
dc.description.abstractThe present work is part of the FrameNet Brasil project (FN-Br) (SALOMÃO et al., 2009) and, therefore, fits in the theoretical-methodological discussions related to Frame Semantics (FILLMORE, 1982) and Qualia relations (PUSTEJOVSKY, 1995), since it proposes the applicability of computational resources, from the modeling of domainspecific frames. In this context, this thesis has as its basis of investigation two fundamental questions: (i) how can the tourist make the planning of a trip more effectively, without having to search in several travel guides, thus demanding less time; (ii) how tourists can get more specific information about tourist attractions, such as “attraction for children” or “restaurant with accessibility for the elderly”. Thus, these questions guide this work, as they enable the analysis of how Frame Semantics can assist this tourist in the search for a better tourist experience. From this perspective, this thesis aims to survey frames related to the specific domain of tourism, focusing on the investigation of frames of secondary interest, that is, those that are not restricted to this specific domain, thus, these frames are modeled on the FrameNet Brasil database. This secondary frame survey is taken through the semantic analysis of tourist comments from Google Places. In addition, this thesis proposes the modeling of these frames as well as the modeling of ternary Qualia relations, in order to test the performance of the recommendation system developed by FrameNet Brasil, based on the interaction between the tourist and the chatbot. Therefore, this thesis seeks to demonstrate how frames of secondary interest, from Frame Semantics, together with ternary Qualia relations can assist in the development of computational resources and, more specifically, and provide the tourist with a more effective interaction with the application.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz parte do projeto FrameNet Brasil (FN-Br) (SALOMÃO et al., 2009) e, por conseguinte, se enquadra nas discussões teórico-metodológicas relacionadas à Semântica de Frames (FILLMORE, 1982) e às relações Qualia (PUSTEJOVSKY, 1995), uma vez que propõe a aplicabilidade de recursos computacionais, a partir da modelagem de frames de domínio específico. Nesse contexto, este trabalho possui como base de investigação duas questões fundamentais: (i) como o turista pode fazer o planejamento de uma viagem de modo mais eficaz, sem precisar recorrer a vários guias de viagem, e assim, demandando menos tempo; (ii) como o turista pode obter informações mais específicas sobre atrações turísticas, tais como “atração para crianças” ou “restaurante com acessibilidade para idosos”. Dessa forma, essas questões norteiam este trabalho, dado que possibilitam a análise de como a Semântica de Frames pode auxiliar esse turista na procura de uma melhor experiência turística. Nessa perspectiva, esta dissertação visa realizar um levantamento de frames relacionados ao domínio específico do turismo, focando na investigação dos frames de interesse secundário, isto é, aqueles que não se restringem a esse domínio específico, dessa forma, esses frames são modelados na base de dados da FrameNet Brasil. Esse levantamento de frames secundários se dá através da análise semântica de comentários de turistas, do Google Places. Além disso, esta dissertação propõe a modelagem desses frames assim como a modelagem das relações Qualia ternárias, com o objetivo de testar o desempenho do sistema de recomendação, desenvolvido pela FrameNet Brasil, a partir da interação entre o turista e o chatbot. Portanto, esta dissertação busca demonstrar como os frames de interesse secundário, da Semântica de Frames, juntamente com as relações Qualia ternárias podem auxiliar no desenvolvimento de recursos computacionais e, mais especificamente, proporcionar ao turista uma interação com o aplicativo mais eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectSemântica de framespt_BR
dc.subjectFrameNet Brasilpt_BR
dc.subjectCompreensão de língua naturalpt_BR
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.subjectFrame semanticspt_BR
dc.subjectNatural language Understandingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleRecomendação automática de atrações turísticas a partir da análise semântica de comentários de usuários de plataformas colaborativas: uma aplicação da Framenet Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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