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dc.contributor.advisor1Auad, Daniela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877894686460721pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Viviane Melo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827331651090223pt_BR
dc.contributor.referee3Cordeiro, Ana Luisa Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982716310560380pt_BR
dc.creatorMartins, Luisa Bitencourt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5869735454512235pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T14:53:02Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-02-09T14:53:02Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00377-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13770-
dc.description.abstractAl considerar la historia social en la que se construyen las universidades en Brasil y las desigualdades académicas presentes en este espacio, este trabajo tiene como objetivo conocer lo que se dice sobre las lesbianas en un conjunto de estudios sobre Educación Superior. Por lo tanto, buscamos contribuir a la discusión sobre acceso y permanencia de las lesbianas, considerando fundamental la intersección de raza y clase. Con este fin, hemos utilizado una revisión bibliográfica de las actas de nueve ediciones de congresos, que corresponden a las últimas tres ediciones de tres eventos de relevancia nacional para el área: Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Seminário Internacional Fazendo Gênero y Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Se selecionaron los estudios sobre Educación Superior que consideraron género en sus análisis, lo que resultó en 141 artículos, de los cuales 40 de ellos presentaban la palabra lesbiana o derivadas, pero solo 9 ofrecían alguna discusión sobre lesbianidad. Así, presentamos discusiones sobre cómo 31 trabajos mencionan a las lesbianas sin explorar las lesbianidades, a través de cinco categorías: Lesbianidades en la sigla LGBTI+, Lesbianidades en un título, Lesbianidades en enumeración de grupos, Lesbianidades en la contribución de la teoría feminista y Lesbianidades en datos no discutidos. De este modo, se ofrecen reflexiones sobre la trayectoria investigadora y el método utilizado, destacando la dificultad en encontrar textos sobre lesbianidad y las brechas de la producción de conocimiento en el campo de género. Con los nueve artículos que discuten lesbianidades, usamos tres categorías de análisis: Lesbianidades en datos parcialmente discutidos, Lesbianidades en datos discutidos y Lesbianidades como el foco de la investigación. Los análisis buscan mostrar cómo estos textos contribuyen a las discusiones sobre lesbianas y Educación Superior, en las que se expresan desafíos y logros de las lesbianas en la producción académica.pt_BR
dc.description.resumoAo considerar o histórico social em que se constroem as universidades do Brasil e as desigualdades acadêmicas presentes nesse espaço, este trabalho tem como objetivo conhecer o que se fala sobre lesbianidades em um conjunto de estudos sobre Ensino Superior. A partir disso, procura-se contribuir para a discussão de acesso e permanência de lésbicas, considerando como fundamental a intersecção de raça e classe. Para tanto, lançamos mão de revisão bibliográfica em anais de edições recentes de três congressos nacionalmente relevantes na área: Reunião Nacional da ANPEd, Seminário Internacional Fazendo Gênero e Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Foram encontrados 141 artigos sobre gênero e Ensino Superior, dos quais 40 apresentavam a palavra lésbica ou derivadas, mas somente 9 ofereciam alguma discussão sobre lesbianidades. Assim, apresentamos discussões sobre como 31 trabalhos mencionam lésbicas sem explorar lesbianidades, através de cinco categorias: Lesbianidades na sigla LGBTI+, Lesbianidades em um título, Lesbianidades na enumeração de grupos, Lesbianidades na contribuição da teoria feminista e Lesbianidades em dados não discutidos. Desse modo, são oferecidas reflexões sobre a trajetória da pesquisa e o método utilizado, marcando a dificuldade de encontrar textos sobre lesbianidades e as lacunas da produção de conhecimento no campo de gênero. Para os nove artigos que discutem lesbianidades, nos utilizamos de três categorias para análise: Lesbianidades em dados parcialmente discutidos, Lesbianidades em dados discutidos e Lesbianidades como foco de pesquisa. As análises buscam evidenciar como estes textos contribuem para as discussões sobre lésbicas e Ensino Superior, em que se expressam desafios e conquistas de lésbicas na produção acadêmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectLésbicaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectLesbianidadespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectProdução de conhecimento.pt_BR
dc.subjectLesbianaspt_BR
dc.subjectEducación Superiorpt_BR
dc.subjectLesbianidadespt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectProducción de conocimientopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEm busca das lésbicas na produção acadêmica: gênero, feminismos e Ensino Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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