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dc.contributor.advisor1Machado , Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177939T7pt_BR
dc.creatorFigueiredo, Trícia de Sousa Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700331U3pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-07T15:19:55Z-
dc.date.available2016-05-03-
dc.date.available2016-06-07T15:19:55Z-
dc.date.issued2015-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1374-
dc.description.abstractThis research aimed to identify and analyze the demands of training of school managers in SEEDUC / RJ, in order to contribute to the proposition of actions that can fill the existing gaps. This is a qualitative research using the case study. Therefore, it was necessary to analyze the formation of policy and development of people of the State Department of Education of Rio de Janeiro, performed from 2010, from the perspective of actions taken to school directors, taking into account also the perception these managers, about this policy. The research was cut three analysis of the offered courses for school managers between the years 2011 to 2013; they are: Internal Selection Process Training Course (PSI), MBA in Entrepreneurial Management in Education and the School Management and Leadership Forum. Data were collected through documentary and bibliographical research, participant observation and field research with questionnaire. The questionnaire was administered in school directors of the Metropolitan Regional II. In the analysis, the following elements were investigated: educational profile manager, analysis of the three courses and suggestions of shapes and subjects for the development of new proposals for training. This study was developed from the author's contribution as: Fleury (2001), Freitas (2009), Lück (2000, 2009, 2010), Pacheco at al. (2009), Mintzberg (2010), Machado (2010, 2012), Kuenzer (2013), Polon (2013), among others. The diagnosis made was instrumental in the development of an Educational Action Plan aimed at the enhancement of training and development policy for school managers, implemented in the state.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, desebvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, teve como objetivo identificar e analisar as demandas de formação dos gestores de escola na SEEDUC/RJ, de modo a contribuir com a proposição de ações que possam suprir os gaps existentes. Para tanto, foi necessário analisar a política de formação e desenvolvimento de pessoas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, executada a partir de 2010, sob a perspectiva das ações empreendidas para os diretores escolares, levando em consideração, também, a percepção desses gestores, acerca dessa política. A pesquisa teve como recorte de análise três dos cursos ofertados para gestores escolares entre os anos de 2011 a 2013; são eles: Curso de Formação do Processo Seletivo Interno (PSI), MBA em Gestão Empreendedora em Educação e o Fórum de Gestão e Liderança Escolar. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica, observação participante e pesquisa de campo com aplicação de questionário. O questionário foi aplicado nos diretores escolares da Regional Metropolitana II. Na análise, foram investigados os seguintes elementos: perfil de formação do gestor, análise dos três cursos e sugestões de formatos e assuntos para a elaboração de novas propostas de formação. Esse estudo foi desenvolvido, a partir da contribuição de autores como: Fleury (2001), Freitas (2009), Lück (2000, 2009, 2010), Pacheco at al. (2009), Mintzberg (2010), Machado (2010, 2012), Kuenzer (2013), Polon (2013), dentre outros. A pesquisa mostrou os pontos relevantes e os limites dos três cursos analisados, revelando lacunas que necessitam ser trabalhadas. O diagnóstico realizado foi fundamental para a elaboração de um Plano de Ação Educacional direcionado ao enriquecimento da política de formação e desenvolvimento para gestores escolares, implementada no estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectItinerários formativospt_BR
dc.subjectTreinamento e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectProgramas de formação para gestorespt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectEducationalpt_BR
dc.subjectTraining and development routespt_BR
dc.subjectTraining programmers for managerspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementaçao da política de formação e desenvolvimento de gestores escolares do estado do Rio de Janeiro: uma análise a partir da regional metropolitana IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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