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dc.contributor.advisor1Escher, Marco Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035076667302820pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Pedro Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.creatorForcato, Maíra Blanco Martinez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303956983023665pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-28T12:49:23Z-
dc.date.available2022-01-28-
dc.date.available2022-01-28T12:49:23Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00357-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13731-
dc.description.abstractThe survey presented brings an investigation of the practice itself on the application of a sequence of activities in a class 9th grade of Middle School in the city of Paraíba do Sul – RJ. The theoretical framework adopted for the construction of the sequence of activities is based on questions about interdisciplinarity and contextualization. As a methodology, the work is based on the qualitative approach, relying together on the investigation of the practice itself. Thus, it was defined as general objective of the research, to analyze how is characterized the involvement of 9th students of the Middle School of schooling with a sequence of interdisciplinary and contextualized activities, and the guiding question:"How do students engage in a contextualized and interdisciplinary sequence of activities?”. From the data obtained, two categories of analysis were established in the study: (1) attitude towards knowledge; and (2) reflection and perception. In the first category, “attitude towards knowledge”, it was concluded that the involvement of students in math classes and activities increased significantly with the application of the sequence, where they were able to make relationships with the context in which they are inserted and reflect on the same. In the second category, “reflection and perception”, it was concluded that from the dialogues and information sharing carried out in classes, students become active agents of the context to which they belong, thus understanding the role they occupy in society, being able to be part of the transformation of their own reality.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo traz uma investigação da própria prática sobre a aplicação de uma sequência de atividades em uma turma de 9º ano do ensino fundamental no município de Paraíba do Sul – RJ. O referencial teórico adotado para o embasamento da construção da sequência de atividades respalda-se nas questões sobre interdisciplinaridade e contextualização. Como metodologia, o trabalho pauta-se na abordagem qualitativa, se apoiando juntamente na investigação da própria prática. Dessa forma, definiu-se como objetivo geral da pesquisa, analisar como se caracteriza o envolvimento de estudantes do 9º ano de escolaridade com uma sequência de atividades interdisciplinar e contextualizada, e a pergunta diretriz: “Como se dá o envolvimento dos discentes diante de uma sequência de atividades contextualizada e interdisciplinar?”. A partir dos dados obtidos, foi estabelecido no estudo duas categorias de análise: (1) atitude diante do conhecimento; e (2) reflexão e percepção. Na primeira categoria, “atitude diante do conhecimento”, concluiu-se que o envolvimento dos discentes nas aulas de matemática e nas atividades aumentou de forma significativa com a aplicação da sequência, onde eles conseguiram fazer relações com o contexto no qual estão inseridos e refletir sobre o mesmo. Na segunda categoria, “reflexão e percepção”, concluiu-se que a partir dos diálogos e do compartilhamento de informações realizados nas aulas, os alunos se tornam agentes ativos do contexto a que pertencem, compreendendo, assim, o papel que ocupam na sociedade, sendo capazes de fazer parte da transformação da própria realidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectInvestigação da própria práticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectInvestigation of the practice itselfpt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e contextualização: uma investigação da própria prática nas aulas de matemática a partir de uma sequência de atividades nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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