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dc.contributor.advisor1Simões, Maria Cecília dos Santos Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415993566465292pt_BR
dc.contributor.referee1Hortegas, Monica Giraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772431748997767pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5950770681943330pt_BR
dc.creatorToledo, Túlio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9766697819206543pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-28T11:59:39Z-
dc.date.available2022-01-27-
dc.date.available2022-01-28T11:59:39Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00355-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13729-
dc.description.abstractThis dissertation is developed in order to highlight the crisis of the anthropocene Being through an approximation between the thinking of the philosopher Jacques Derrida and other thinkers who allowed themselves a different look at the natural world. With his proposal of deconstruction, Derrida traces an entire impossibility of a rigid origin of knowledge by contesting the limits of centralized thought causing an extreme rupture between the Being of the individuality of presence and all the heterogeneous potency of countless othernesses. To criticize any conditioning arising from a certain logocentrism is to enable the opening of practices of meaning to a new role in the geological age of humans and their relationship with the other, with the animot and with the multiplicity of living beings. In this way, the deconstruction and the trail of Nature also enter into the problematic of education and science, which would need to reorient their own methodological paradigms in order to provide a resignification of human senses regarding their own performance in the world. This study aims to understand the importance of freeing knowledge from an idealized, conditioning and conditioning centrality, through certain fundamental concepts such as différance and desert, the immanent characteristic of the thought of belonging to a perpetual flow of movement without a limited origin. Deconstruction here appears as a deep dive in search of a totally different otherness, an otherness that blends into the interdependence of Nature. The adopted procedure is specifically a bibliographical research of philosophical and poetic reflection, through an analysis of the social and environmental crises and a search for reorientation of the human praxis in face of its Earth dwelling. Deconstruction invokes the responsibility of rethinking human action that enables and guarantees a more conscious future for humanity itself.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se desenvolve no intuito de evidenciar a crise do Ser do antropoceno através de uma aproximação entre o pensamento do filósofo Jacques Derrida e outros pensadores que se permitiram um olhar diferenciado perante o mundo natural. Com sua proposta da desconstrução, Derrida traça toda uma impossibilidade de uma origem rígida para o conhecimento ao contestar os limites do pensamento centralizado causador de uma extrema ruptura entre o Ser da individualidade da presença e toda a potência heterogênea das incontáveis alteridades. Criticar todo condicionamento oriundo de certo logocentrismo é possibilitar a abertura das práticas de sentido para uma nova atuação da era geológica dos humanos e seu relacionamento com o outro, com o animot e com a multiplicidade de viventes. Deste modo, a desconstrução e o rastro da Natureza adentram também na problemática da educação e da ciência que precisariam reorientar seus próprios paradigmas metodológicos a fim de propiciar uma ressignificação dos sentidos humanos perante sua própria atuação no mundo. O estudo tem como objetivo compreender a importância de libertar o conhecimento de toda uma centralidade idealizada, condicionante e condicionadora, através de certos conceitos fundamentais como a différance e o deserto que evidenciariam a característica imanente do pensamento de pertencimento a um perpétuo fluxo de movimento sem uma origem limitada. A desconstrução aqui aparece como um mergulho profundo em busca de uma alteridade totalmente outra, uma alteridade que se mistura na interdependência da Natureza. O procedimento adotado é especificamente uma pesquisa bibliográfica de reflexão filosófica e poética, mediante uma análise das crises sociais e ambientais e uma busca de reorientação da práxis humana diante de sua morada Terra. A desconstrução invoca a responsabilidade de um repensar do agir humano que possibilite e garanta um porvir mais consciente da própria humanidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesconstruçãopt_BR
dc.subjectAntropocenopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectDeconstructionpt_BR
dc.subjectAnthropocenept_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectHospitalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA desconstrução de Derrida e a natureza que logo somospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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