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dc.contributor.advisor1Riccio Filho, Mário Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329751859020317pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Flávia de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4695699230584970pt_BR
dc.contributor.referee1Hallak, Patrícia Habib-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998509212446471pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Márcio de Souza Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3928718182243143pt_BR
dc.contributor.referee3Fagundes, Diego de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089324242431365pt_BR
dc.creatorRigolon, Juliana Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945272328837147pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T12:31:55Z-
dc.date.available2022-01-25-
dc.date.available2022-01-26T12:31:55Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00347-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13717-
dc.description.abstractReinforced piled embankment is an engineering technique that has been increasingly used as a solution for construction on soft soils. It consists basically by the installation of piles, on which one or more geosynthetics layers are placed, followed by the embankment construction. The structure presents advantages related to costs, deadline accomplishment and eliminating of the settlement, resulting in a stabilized and, in many cases, economically sustainable solution. The fact that there are no national standards for guiding the procedures for the structure implementation, added to the existence of different calculation methods, demonstrate the need of a better understanding about the stress and deformation mechanisms related to it. This research aims to study reinforced pile embankment through the analysis of a computational model, extracting the distribution of vertical stresses and the occurrence of settlement in the components of the structure. The study makes it possible to analyze the main design parameters and the performance of the materials used, contributing to obtain more adequate dimensions. The model is validated through a comparison between the modeling results and measurements from an instrumented reinforced piled embankment. The modeling was performed using the Abaqus / CAE software, which is based on the Finite Element Method (MEF). The model construction considered the the mechanical material properties, its interactions, as well as factors related to the execution. The results indicate good agreement between model, literature and instrumented work in terms of the vertical stresse.pt_BR
dc.description.resumoAterro estaqueado reforçado, ou aterro estruturado, é uma técnica cada vez mais utilizada como solução para construção em solos moles. Constitui-se basicamente pela instalação de estacas, sobre as quais posiciona-se uma ou mais camadas de geossintético, seguido da construção do aterro. A estrutura apresenta vantagens relacionadas a custos, cumprimento de prazos e eliminação de recalques, resultando em uma construção estabilizada e, em muitos casos, viável economicamente. O fato de não haver normas nacionais que abordem os procedimentos de execução da estrutura, somado à existência de diferentes métodos de cálculo, apontam para a necessidade de conhecer melhor os mecanismos de tensão e deformação a ela relacionados, bem como o desempenho dos materiais trabalhando em conjunto. O presente trabalho visa estudar o aterro estaqueado reforçado através da análise de um modelo computacional, extraindo a distribuição de tensões verticais e ocorrência de recalques nos componentes da estrutura. O estudo permite analisar os principais parâmetros de projeto e o desempenho dos materiais empregados, contribuindo para a obtenção de dimensionamentos mais adequados. A validação do modelo se dá através da comparação dos resultados da modelagem com valores mensurados no aterro instrumentado da obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Salgado Filho – RS. A modelagem foi efetuada utilizando o software Abaqus/CAE, que se baseia no Método dos Elementos Finitos (MEF). A construção do modelo considerou as propriedades mecânicas dos materiais, de suas interações, bem como de fatores ligados à execução, como a construção do aterro em camadas. Os resultados indicam boa concordância entre modelo, literatura e obra instrumentada em termos de tensões verticaispt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectAterro estruturadopt_BR
dc.subjectAbaquspt_BR
dc.subjectGeossintéticospt_BR
dc.subjectComputational modelingpt_BR
dc.subjectPiled reinforced embankmentpt_BR
dc.subjectAbaquspt_BR
dc.subjectGeosyntheticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleModelagem numérica do aterro suportado por colunas Deep Soil Mixing do aeroporto Salgado Filho - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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