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dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcella Beraldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1pt_BR
dc.contributor.referee1Perucchi, Juliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708328E3pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Érica de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMorais, Janaina de Araujo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402450A1pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T13:47:29Z-
dc.date.available2015-12-08-
dc.date.available2015-12-09T13:47:29Z-
dc.date.issued2015-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/136-
dc.description.abstractThe SlutWalk Rio de Janeiro is a feminist manifestation that stands against sexual gender violence. It is known by the participants for the irreverent and playful character, attracting many people who uses that moment to express their ideas and feelings through their bodies, dancing, shouting and performances. Thus, through a qualitative research with participant observation, this study is dedicated to understand how the protesters uses their bodies to position themselves politically during the act, and the meaning that these expressions acquire both for activists, as well as to a more general public, which has no direct involvement in the manifestation. As the Walk happened on july 27, 2013, in Copacabana, in the same week that was happening the World Youth Day (WYD) of Catholic Church, in Rio de Janeiro, with the presence of Pope Francisco, this context, among others, outlined a very specific and atypical manifestation, which makes the reflection on the forms of expression and the use of the body, as a political tool, even more exciting. To succeed in the reflection of the act in the streets, which is the subject of this research, it is necessary to account for others important points, which will be able to give a more appropriate dimensioning of the context in which the event occurred. Therefore, it was important to understand the main goals that the organization of the Rio de Janeiro’s Walk proposes, the observation of discourses and practices of the organization before, during and after the event, trying to understand the organizational dynamics, the political subject defended and how it is built.pt_BR
dc.description.resumoA Marcha das Vadias do Rio de Janeiro é uma manifestação feminista que se posiciona contra a violência sexual de gênero. É conhecida pelos participantes pelo seu caráter irreverente e lúdico, atraindo diversas pessoas que se utilizam daquele momento para expressarem suas ideias e sentimentos, através de seus corpos, danças, gritos e performances. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa, por meio de observação participante, este estudo dedica-se a compreender como os/as manifestantes utilizam o próprio corpo para se posicionar politicamente durante o ato e o significado que essas expressões adquirem tanto para os/as ativistas, quanto para um público mais geral, que não possui envolvimento direto com a manifestação. Como a Marcha aconteceu em 27 de julho de 2013, em Copacabana, na mesma semana em que estava acontecendo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Católica, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, esse contexto, dentre outros, delineou uma manifestação bem específica e atípica, o que torna a reflexão sobre as formas de expressão e a utilização dos corpos como instrumento político ainda mais instigante. Para conseguir refletir sobre o momento da manifestação na rua, que constitui o objeto desta pesquisa, é necessário dar conta de outros pontos importantes, que serão capazes de dar um dimensionamento mais apropriado do contexto em que a manifestação aconteceu. Para tanto, importou compreender os objetivos principais a que a organização da Marcha do Rio de Janeiro se propõe, a observação dos discursos e práticas dessa organização antes, durante e após a realização da manifestação, buscando compreender as dinâmicas organizativas, o sujeito político defendido e como ele é construído.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectMarcha das vadiaspt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subjectGender Relationspt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSlutWalkpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.title“Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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