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dc.contributor.advisor1Neves, Clara Mockdece-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049073381554789pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Pedro Henrique Berbert de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331384290036823pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Ricardo Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8207340549285627pt_BR
dc.contributor.referee2Dunker, Karin Louise Lenz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1454117796173963pt_BR
dc.creatorFaria, Cristiany Seppe-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931139576157032pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T13:02:50Z-
dc.date.available2022-01-03-
dc.date.available2022-01-24T13:02:50Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00323-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13685-
dc.description.abstractThe young adult population is one of the most vulnerable to body dissatisfaction. In this context, the present study aimed to evaluate the effectiveness and efficiency of brief preventive interventions in self-compassion and self-esteem, based on writing tasks, in increasing body appreciation in a sample of 94 university students aged 18 to 35 years of both sexes. The research is characterized as a randomized clinical trial. It was developed in an online format due to the social distance necessary at the time of the COVID-19 pandemic. Participants were randomly assigned to three written intervention groups. One group carried out activities focused on the development of self-compassion, a second group carried out activities focused on self-esteem and a third group carried out neutral activities, acting as a control group. Before the intervention, all participants answered self-compassion, self-esteem, body appreciation, body functionality appreciation, anxiety, depression and common mental disorders symptoms. Immediately after the intervention, the participants responded to the instruments a second time and, after two weeks (follow-up), they responded to the instruments a third time. Possible correlations between the studied variables were analyzed, finding a strong or moderate significant correlation for all of them. A regression model for body appreciation was also carried out, using the baseline measurements of the entire sample of participants (n = 230) of the study, regardless of participation or not in the intervention, pointing to the body functionality appreciation, the self-esteem and self-compassion, respectively, as variables that explain the 69.0% variation in body appreciation. The effect of the interventions on the participants was then evaluated according to the allocation group, in addition to the effect of time and the group x time interaction, through the mixed ANOVA of repeated measures, finding only the effect of time on self-compassion, body appreciation, depressive and common mental disorders symptoms. It is concluded that the interventions in self-compassion and self-esteem performed were not effective in promoting an increase in body appreciation, nor in promoting significant changes in any of the other variables. It was not possible to perform an efficiency analysis. The need for cross-cultural adaptation of culturally sensitive interventions is pointed out, in addition to the possibility of developing their own interventions. The potential for interventions carried out in online format is alluded to.pt_BR
dc.description.resumoA população jovem adulta é uma das mais vulneráveis à insatisfação com o corpo. Nesse contexto, o presente estudo objetivou avaliar a eficácia e a eficiência de intervenções preventivas breves em autocompaixão e autoestima, baseadas em tarefas de escrita, no aumento da apreciação corporal em uma amostra de 94 jovens universitários de 18 a 35 anos de ambos os sexos. A pesquisa é caracterizada como um ensaio clínico randomizado. Foi desenvolvida em formato online devido ao distanciamento social necessário em momento de pandemia de COVID-19. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em três grupos de intervenção escrita. Um grupo realizou atividades focadas no desenvolvimento de autocompaixão, um segundo grupo realizou atividades focadas na autoestima e um terceiro grupo realizou atividades neutras, tendo a função de grupo controle. Antes da intervenção, todos os participantes responderam a instrumentos de avaliação de autocompaixão, autoestima, apreciação corporal, apreciação da funcionalidade corporal, sintomas de ansiedade, depressão e transtornos mentais comuns. Imediatamente após a intervenção, os participantes responderam aos instrumentos uma segunda vez e, após duas semanas (followup), responderam aos instrumentos uma terceira vez. Foram analisadas possíveis correlações entre as variáveis estudadas, encontrando-se correlação significativa forte ou moderada para todas elas. Foi realizado também um modelo de regressão para a apreciação corporal, utilizando-se as medidas basais de toda a amostra de participantes (n = 230) do estudo, independente de participação ou não na intervenção, apontando-se a apreciação da funcionalidade corporal, a autoestima e a autocompaixão, respectivamente, como variáveis que explicam a variação da apreciação corporal em 69,0%. Avaliou-se então o efeito das intervenções sobre os participantes de acordo com o grupo de alocação, além do efeito do tempo e da interação grupo x tempo, através da ANOVA mista de medidas repetidas, encontrando-se apenas efeito do tempo sobre a autocompaixão, apreciação corporal, sintomas depressivos e transtornos mentais comuns. Conclui-se que as intervenções em autocompaixão e autoestima realizadas não se mostraram eficazes em promover o aumento da apreciação corporal, nem em promover mudanças significativas em quaisquer das demais variáveis. Não coube realizar análise de eficiência. Aponta-se a necessidade de adaptação transcultural de intervenções sensíveis culturalmente, além da possibilidade de desenvolvimento de intervenções próprias. Alude-se ao potencial de intervenções realizadas em formato online.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAutocompaixãopt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSelf-compassionpt_BR
dc.subjectSelf-esteempt_BR
dc.subjectBody imagept_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleImagem corporal, autocompaixão e autoestima em jovens universitários: um ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde



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