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dc.contributor.advisor1Bezerra, Cristina Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389566067728519pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ney Luiz Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302011535180806pt_BR
dc.contributor.referee2Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creatorNascimento, Júlia Aparecida do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4334353971297125pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T11:09:53Z-
dc.date.available2022-01-17-
dc.date.available2022-01-24T11:09:53Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00321-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13681-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the understanding of students who enter through the policy of social income quotas about this policy. To achieve this goal, at first, a theoretical framework is constructed that allows the understanding of the processes of exclusion of certain groups, protagonists of quota policy, to public Higher Education. This is necessary, because it is based on the understanding in this work that the lack of access of certain groups of students to higher education is one of the expressions of the social issue in the bourgeois order. Therefore, a synthesis is made, from a bibliographic survey, on the constitution of the social question in the capitalist system and the answers given its expressions as well as the particularities of the formation of the social question in a country of dependent capitalism such as Brazil. In a second moment, it is followed by the analysis of the development of Brazilian Higher Education and its expansive cycles to then be examined affirmative actions in federal universities, with emphasis on social quotas, and their implementation at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). From the construction of this reference, a profile of the students who joined the UFJF in 2018 is carried out by the income quota and semistructured interviews with some of these students in order to achieve the proposed objective. The research shows that students entering through the policy of social income quotas find barriers to access to a public university due to social and educational inequalities and that they understand the quota policy as one of the possibilities of facing this barrier and expanding their opportunities to enter public higher education. It also reveals that, in general, students agree with the criteria established by the Quota Law and that it directly contributes to the democratization of Brazilian Higher Education, being extremely relevant for their lives.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a compreensão dos (as) discentes que ingressam pela política de cotas sociais de renda acerca dessa política. Para alcançarmos esse objetivo, em um primeiro momento, é construído um referencial teórico que permite a compreensão dos processos de exclusão de determinados grupos, protagonistas da política de cotas, ao Ensino Superior público. Isso é necessário, pois parte-se do entendimento nesse trabalho de que o não acesso de determinados grupos de estudantes ao Ensino Superior é uma das expressões da questão social na ordem burguesa. Por isso, é realizado uma síntese, a partir de um levantamento bibliográfico, sobre a constituição da questão social no sistema capitalista e as respostas dadas as suas expressões bem como as particularidades da formação da questão social em um país de capitalismo dependente como o Brasil. Em um segundo momento, segue-se para a análise do desenvolvimento do Ensino Superior brasileiro e de seus ciclos expansivos para então ser examinada as ações afirmativas nas universidades federais, com destaque para as cotas sociais, e sua implementação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A partir da construção desse referencial é realizado um perfil dos (as) discentes que ingressaram na UFJF, no ano de 2018, pela cota de renda e entrevistas semiestruturada com alguns desses (as) discentes a fim de atingir o objetivo proposto. A pesquisa comprova que os (as) estudantes ingressantes pela política de cotas sociais de renda encontram barreiras para o acesso a uma universidade pública devido as desigualdades sociais e educacionais e que compreendem a política de cotas como uma das possibilidades de enfrentamento dessa barreira e ampliarem as suas oportunidades de ingressarem no Ensino Superior público. Revela ainda que, de forma geral, os (as) estudantes concordam com os critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e que ela contribui diretamente para a democratização do Ensino Superior brasileiro, sendo de extrema relevância para as suas vidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subjectAnálise dos (as) estudantes cotistaspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectQuota policypt_BR
dc.subjectAnalysis of quota studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleDemocratização e ensino superior no Brasil: a análise da política de cotas na perspectiva dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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