Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13617
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
erikatiemianabuki.pdfPDF/A2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310951746056442pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Luís Antônio Fajardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886459228378114pt_BR
dc.contributor.referee2Calife, Mariana Nóbrega-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6098138701293548pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Maria Adélia da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187464228520381pt_BR
dc.contributor.referee4Passos, Marize Lyra Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004424177280845pt_BR
dc.creatorAnabuki, Erika Tiemi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5863948741739024pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T13:35:59Z-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2021-11-25T13:35:59Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00075-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13617-
dc.description.abstractThe thesis aimed to investigate and analyze the intra and extra school factors that influence the performance of high school students in Brazilian schools, in a differential way according to the type of educational network, with a focus on federal schools of professional education, based on the concepts of effectiveness school and application to educational data available by SAEB. The methodological approach used in the analysis of educational data in question was uni and multivariate hierarchical modeling, it is a contribution to the research field of school effectiveness, since the multivariate hierarchical approach with data from Brazilian schools is still incipient, although it has the advantage of avoiding the estimation of biased results, and the minimization of the error variance due to the incorporation of the correlation between the response variables in the parameter estimation process, circumstances that can usually occur in univariate models. The construction of the educational measures to be used in the hierarchical modeling were carried out from the Item Response Theory (TRI) approach, through models of graduated responses from Samejima. The results showed that the federal schools of professional education were those that showed the best performance in the subjects assessed in the SAEB, and student and school level factors impact in the student’s learning. The results of the IDEB indexes from public and private schools were also descriptively addressed, noting that despite the federal professional education schools having presented the highest averages among the schools in SAEB evaluations, the average IDEB index from this school segment was lower than of private schools. Therefore, from this contradiction, it was approached a school flow indicators and a discussion about the methodological foundation of Ideb.pt_BR
dc.description.resumoA tese teve por objetivo investigar e analisar os fatores intra e extraescolares que influenciam o desempenho dos estudantes de ensino médio das escolas brasileiras, de forma diferencial pelo tipo de rede escolar, com foco nas escolas federais de educação profissional, a partir dos conceitos de eficácia escolar e aplicação aos dados educacionais disponíveis pelo SAEB. A abordagem metodológica empregada nas análises dos dados educacionais em questão foi a modelagem hierárquica uni e multivariada, sendo esta última uma contribuição ao campo de pesquisa da eficácia escolar, uma vez que esta abordagem aplicada aos dados de escolas brasileiras ainda é incipiente, porém mostra-se pertinente por dispor da vantagem de evitar a estimativa de resultados tendenciosos, e a minimização da variância dos erros devido à incorporação da correlação entre as variáveis respostas, circunstâncias estas que usualmente podem ocorrer nos modelos univariados. A construção das medidas educacionais a ser empregada nas modelagens hierárquicas foram realizadas a partir da abordagem da Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio dos modelos de respostas graduadas de Samejima. Os resultados mostraram que as escolas federais de educação profissional foram aquelas que apresentaram os melhores desempenhos nas disciplinas avaliadas no SAEB, e que fatores tanto a nível de aluno e escola impactam no aprendizado dos alunos. Também foram abordados descritivamente os resultados dos índices do Ideb das escolas de ensino médio, públicas e privadas, no ciclo de avaliação do ano de 2017, destacando-se que apesar das escolas federais de educação profissional terem apresentado as maiores médias nas avaliações do SAEB o índice do Ideb médio deste segmento escolar se mostrou inferior ao das escolas particulares. Logo, perante esta contradição foram também abordados os indicadores de fluxo escolar das escolas de ensino médio e proposta uma discussão a respeito da fundamentação metodológica do Ideb.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectModelos hierárquicos uni e multivariadospt_BR
dc.subjectTRIpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectLarge scale assessmentpt_BR
dc.subjectUni and multivariate hierarchical modelspt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectSchool effectivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEficácia escolar das escolas da rede federal de educação profissional: análise dos fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos estudantes e fluxo escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons