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dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Ernani Simplício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750680T7pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Edgar Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256810Z6pt_BR
dc.contributor.referee3Stamato, Cláudia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221501P1pt_BR
dc.creatorBerzoini, Isabela Dianim-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255735A1pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T13:46:52Z-
dc.date.available2015-12-08-
dc.date.available2015-12-09T13:46:52Z-
dc.date.issued2015-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/135-
dc.description.abstractAs an institution, the school has an important role in transforming society and, among its assignments; it should provide the necessary instruments to the individual for building its own sense of citizenship, collaborating in promoting a better life quality. Through the National Education Plan, established in January 2001, takes place the resumption and enhancement of full-time education as a possibility of a comprehensive formation for children and teenagers, fixing as a goal a progressively increase of study hours at school for a minimum of seven a day. Thus, taking into account Full-time Schools, the architectural aspects of school buildings should be observed in detail, since they involve an environment of double shift with tasks and diverse teaching methods. Therefore, this research proposes a reflection on educational environment of full-time schools, focusing in comfort conditions. The focus of this research is in evaluating acoustic comfort and its interference in the built environment quality in a public full-time school, as well as in the performance and welfare of its users. This study is characterized as an exploratory research with an interdisciplinary approach, both quantitative and qualitative. It is also grounded in interdisciplinary literature about the theme and field survey. The last one has as reference the techniques and instrument of Post-Occupancy Evaluation (POE), in which takes place the analysis of architecture, understanding it as an influential and contributor component for both comfort and performance in the comprehensive formation of students. The research was settled in a public school of the municipal educational system of Juiz de Fora –MG, and also investigated comfort conditions, especially the acoustic comfort of the mentioned institution, which is intended for full-time formation. The results of this study demonstrate the lack of acoustic comfort in classrooms and highlight the need for interventions. Such renewal is only applied for the school evaluated in this study, which operates on full-time segment. It is noteworthy that probably errors or acoustic deficiencies inferred in this building could be also identified in others, in cases where the same typology is used for meeting the requirements of full-time school. This practice could affect the process of teaching and learning and also the life quality of users of these institutions.pt_BR
dc.description.resumoA instituição escolar tem o importante papel de transformar a sociedade e, dentre suas atribuições, deve oferecer ao indivíduo instrumentos necessários para a construção da própria cidadania, colaborando para a promoção de melhor qualidade de vida. Através do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em janeiro de 2001, ocorre a retomada e valorização da Educação Integral como possibilidade de formação de crianças e adolescentes, tendo como meta a ampliação progressiva da jornada escolar para o período mínimo de sete horas diárias. Assim, se tratando de escolas de Educação em Tempo Integral (ETI), os aspectos arquitetônicos do edifício escolar devem ser observados detalhadamente, pois envolvem o ambiente de uma escola de jornada dupla, com tarefas e metodologias de ensino diversificadas. Este trabalho, portanto, propõe uma reflexão acerca da qualidade do ambiente escolar de ETI, com vistas ao conforto. O foco da pesquisa está na avaliação do conforto acústico e de sua interferência na qualidade do ambiente construído da escola pública de ETI, bem como no desempenho e bem-estar de seus usuários. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, com abordagem interdisciplinar, quantitativa e qualitativa. Encontra-se fundamentado em literatura interdisciplinar do tema e em estudo de caso, tendo como referência as técnicas e instrumentos da Avaliação Pós-Ocupação (APO), em que se realiza a análise da arquitetura enquanto componente influenciador e colaborador para o conforto e para o desempenho e formação integral dos alunos. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora – MG, e investigou as condições de conforto, sobretudo o conforto acústico da instituição escolar destinada à ETI. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram a falta de conforto acústico nas salas de aula e evidenciam a necessidade de intervenções. Tal renovação diz respeito apenas à escola avaliada na pesquisa, que atua no segmento da ETI. Vale ressaltar que, provavelmente, os erros ou deficiências acústicas presentes nesta edificação podem se propagar em outras, caso seja utilizada tipologia construtiva semelhante para uma escola que atenda a ETI, o que pode prejudicar o processo de ensino-aprendizagem e afetar a qualidade de vida dos usuários destas instituições.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConforto acústicopt_BR
dc.subjectAvaliação pós-ocupaçãopt_BR
dc.subjectEscola de tempo integralpt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectAcoustic Comfortpt_BR
dc.subjectPost Occupancy Evaluationpt_BR
dc.subjectFull-time Schoolpt_BR
dc.subjectSchool Architecturept_BR
dc.subject.cnpqAmbiente Construídopt_BR
dc.titleAnálise do conforto acústico através da comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário: estudo de caso de uma escola de tempo integral no município de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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