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dc.contributor.advisor1Cadilhe, Alexandre José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.contributor.referee1El-Jaick, Ana Paula Grillo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907288589671895pt_BR
dc.contributor.referee2Borba , Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Luiz Fernando Matos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506204695561568pt_BR
dc.contributor.referee4Sierra, Jamil Cabral-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989289031368586pt_BR
dc.creatorGuedes Neto, Bernardino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7771828804293097pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-22T14:13:50Z-
dc.date.available2021-11-22-
dc.date.available2021-11-22T14:13:50Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00274-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13592-
dc.description.abstractIn this research, my main goal is to produce an understanding on how the narratives from the project “Chicos” produce male homoaffective performances whose practices diverge from the prescribed male hegemonic models (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013). The project in question, in the artivism field (COLLING, 2018), was created independently by the photographers Rodrigo Ladeira and Fábio Lamounier and aims to approach experiences on how diverse men divergent from the gender and sexuality norms understand themselves in their own sexuality, identity, and body (LADEIRA; LAMOUNIER, 2016). The theoretical foundation used in the research mainly involves the ideas of narrative, discourse, and performance (PENNYCOOK, 2007; BUTLER 2003, 2004; BAUMAN; BRIGGS, 1990; MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2005; DE FINA, 2015; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008). Supported by the concepts of Indisciplinary Applied Linguistics, which not only assumes a way to think differently, but also to act politically capable to reflect on its own knowledge that it produces (MOITA LOPES, 2006), I also aim to establish an epistemic reflection concerning masculinities and homoaffectivities (CONNELL, 1995; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; MILANI, 2017, amongst others) influenced by the decolonial lenses in gender studies (LUGONES, 2008; GOMES, 2018). Regarding data analysis, conceptual tools of indexical clues (WORTHAM, 2001) and positioning (BAMBERG, 2002; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DEPPERMAN, 2015) will be used for the analysis of short stories (BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008) selected on the project website. Such notions are extremely relevant, since they provide a reflection on the processes of discourse circulation and subversion regarding the notions of gender and sexuality (LOURO, 2016; 2017). Concerning methodological issues, the data was generated based on an inquiry of exploratory character, based on virtual ethnography on the project website. In the end of this study, reflections are presented regarding how, when mobilizing diverse linguistic resources, differences in gender are produced. Concerning masculinities, by means of different institutions and individuals, it can be observed how models taken as ideal are (re)produced and supported in the attempt to conform different men to expected social positions. This research also aims to point to other discussions in regards to gender and sexuality in the language studies field.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa tenho como objetivo principal construir uma compreensão sobre como as narrativas do Projeto Chicos produzem performances de masculinidades homoafetivas cujas práticas destoam dos modelos prescritos da masculinidade hegemônica (CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013). O projeto em questão, no campo do artivismo (COLLING, 2018), foi criado de maneira independente pelos fotógrafos Rodrigo Ladeira e Fábio Lamounier, e tem como intuito aproximar experiências sobre como diversos homens divergentes das normas de gênero e sexualidade se compreendem dentro da própria sexualidade, identidade e corpo (LADEIRA; LAMOUNIER, 2016a). A fundamentação teórica mobilizada recai de modo mais categórico sobre as noções de narrativa, discurso e performance (PENNYCOOK, 2007; BUTLER 2003, 2004; BAUMAN; BRIGGS, 1990; MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2005; DE FINA, 2015; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008). Conforme uma visão de Linguística Aplicada Indisciplinar que assume não só um modo de pensar diferente, como também de agir politicamente ao ser capaz de refletir sobre o próprio conhecimento que produz (MOITA LOPES, 2006), procuro estabelecer também uma reflexão epistêmica acerca das masculinidades e das homoafetividades (CONNELL, 1995; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013; MILANI, 2017, dentre outros) e das lentes decoloniais nos estudos de gêneros (LUGONES, 2008; GOMES, 2018). No que diz respeito à análise dos dados, serão mobilizadas as ferramentas conceituais de pistas indexicais (WORTHAM, 2001) e posicionamento (BAMBERG, 2002; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DEPPERMAN, 2015) para a análise das pequenas histórias (BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008) selecionadas no site do projeto. Tais noções são de extrema relevância, uma vez que proporcionam a reflexão a respeito dos processos de circulação e subversão de discursos no que tange às noções de gênero e sexualidade (LOURO, 2016; 2017). No que diz respeito às questões metodológicas, os dados foram gerados em uma investigação de caráter exploratório, a partir de uma etnografia virtual no site do projeto. Ao final deste estudo, são apresentadas reflexões a respeito de como, ao mobilizarem diversos recursos linguísticos, diferenças de gênero são produzidas. No que diz respeito às masculinidades, por meio de diferentes instituições e indivíduos, podemos observar como modelos tidos como ideais são (re)produzidos e sustentados na tentativa de conformar diferentes homens a posições sociais esperadas. Propõe-se, ainda, que esta investigação seja capaz de apontar caminhos para outras discussões no tocante à temática gênero e sexualidade no campo dos estudos da linguagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEtnografia virtualpt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectVirtual ethnographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.title“Baitola, viado, frutinha... podem gritar, pra mim isso é um elogio”: narrativas e masculinidades dissidentes em um projeto artivistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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