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dc.contributor.advisor1Fonseca, Annelise Nani da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3680077368397791pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Annelise Nani da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3680077368397791pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Adriana da Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210260553342144pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7877894686460721pt_BR
dc.contributor.referee4Soares, Letícia Perani-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564650639840897pt_BR
dc.creatorPrudente, Daniela de Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T15:26:42Z-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2021-11-18T15:26:42Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13588-
dc.description.abstractBased on analysis of cyberpunk aesthetics, especially the Neuromancer book written by William Gibson (1984), this work brings a fashion collection inspired by female characters of these narratives, called Razor Girls. To do this, the work shows a theoretical research that analyzes the context and emergence of cyberpunk science fiction literature, its main features and characters. Analysing Neuromancer book, William Gibson's writing and their main influences, the work also examines stories of cyberpunk women, from books, mangas and movies. It also analyzes images present in different cyberpunk media. For such, the main methodology used, in addition to the bibliographical research, is the triangular approach of Ana Mae Barbosa (1991) and the understanding of aesthetic development by Maria Helena Wagner Rossi (1999), who analyze the visual thinking strategies proposed by Abigail Housen. This work also shows the process of creating a fashion brand, with market and target audience research and the development of a fashion collection, composed of 15 looks of which 3 were manufactured. The focus of the collection is to represent this futuristic dystopian aesthetic inspired by the High Tech/Low Life context features of cyberpunk and the strong independent women’s characters of these narratives. To complete the project, a photo shoot was made to show the clothes.pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma análise da estética cyberpunk, em especial da obra Neuromancer, de William Gibson (1984), este trabalho traz uma coleção de moda inspirada nas personagens femininas desse gênero de narrativa, chamadas de Razor Girls. Para tanto, o trabalho apresenta uma pesquisa teórica que analisa o contexto e o surgimento da literatura de ficção científica cyberpunk, suas principais características e personagens, uma análise do livro Neuromancer, da escrita de William Gibson, suas mais notáveis influências e também examina as personagens femininas de histórias cyberpunk, tanto de livros, quanto mangás e filmes. Analisa, também, as imagens presentes em diferentes mídias cyberpunk. Para tal, a principal metodologia utilizada, além da pesquisa bibliográfica, é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1991) e a compreensão do desenvolvimento estético, de Maria Helena Wagner Rossi (1999), que analisa os estágios da compreensão estética propostos por Abigail Housen. O trabalho acompanha ainda o processo de criação de uma marca de moda, com estudo de mercado e de público-alvo e o desenvolvimento de uma coleção de moda, composta por 15 looks, dos quais 3 foram confeccionados. O foco da coleção é representar essa estética futurística distópica inspirada no contexto High Tech/Low Life (alta tecnologia/baixa qualidade de vida) característico do cyberpunk e nas personagens femininas fortes e independentes dessas narrativas. Para a finalização do projeto, foi feito um ensaio fotográfico com as peças confeccionadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectCyberpunkpt_BR
dc.subjectNeuromancerpt_BR
dc.subjectWilliam Gibsonpt_BR
dc.subjectRazor Girlspt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODApt_BR
dc.titleRazor Girl: processo criativo de uma coleção a partir da análise da estética cyberpunk e da obra Neuromancerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



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