Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13529
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelestefanybruggerglanzmann.pdfPDF/A3.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee1Colchete Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922400672416402pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorGlanzmann, Raquel Estefany Brugger-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0557311582526899pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T14:22:41Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2021-10-21T14:22:41Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00235-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13529-
dc.description.abstractThis dissertation, developed under the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aims to systematize the challenges faced in risk management in the Chemistry teaching laboratories of the Federal University of Juiz de Fora, subsidizing a risk management plan. Chemistry teaching laboratories combine theory and practice, being necessary for learning techniques and practice in chemistry, but these spaces contain some risks. From a methodological point of view, this is a qualitative research. In addition to the bibliographical research, a documental research was conducted, having as data source the Chemistry Department meeting minutes, UFJF and Institute of Exact Sciences (ICE) documents, in addition to current legislation. On-site visits were carried out in order to verify data by photographic records. In order to list the risks in these places, in addition to identifying the management challenges, interviews were conducted with laboratory workers, Chemistry teachers and managers of these spaces, and a questionnaire was applied to students. From the documental research, interviews and completed questionnaires, it was found a lack of a safety culture, which contributes to non-ideal situations and to a lower perception of risk in the facilities. Finally, an Educational Action Plan (PAE) is presented, consisting of five actions aimed at the maintenance of the facilities area, prevention and recognition of risks, forming a proposal for a risk management plan for the laboratories.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo sistematizar quais são os desafios enfrentados no gerenciamento de riscos presentes nos laboratórios de ensino de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora que possam subsidiar um plano de gestão de riscos. Laboratórios de ensino de Química aliam teoria e prática, sendo necessários para a aprendizagem de técnicas e da prática em química, porém esses espaços apresentam alguns riscos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para além da pesquisa bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa documental, tendo como fonte de dados as atas de reunião do Departamento de Química, documentos da UFJF e do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e a legislação vigente. Realizaram-se visitas in loco com intuito de verificação de dados através de registros fotográficos. Com a finalidade de levantar os riscos apresentados nesses locais, além de identificar os desafios presentes no seu gerenciamento, foram realizadas entrevistas com técnicos- administrativos em educação lotados nesses laboratórios, professores de Química e gestores desses espaços e aplicado questionário aos discentes. Constatou-se, a partir da pesquisa documental, das entrevistas e dos questionários respondidos, a falta de cultura de segurança, o que contribui para situações não ideais e para menor percepção de risco nos espaços. Por fim, apresenta-se um Plano de Ação Educacional (PAE), composto de cinco ações voltadas para manutenção do espaço, prevenção e reconhecimento dos riscos, que conformará uma proposta de plano de gestão de riscos para os laboratórios.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectGestão de riscospt_BR
dc.subjectLaboratórios de ensino de químicapt_BR
dc.subjectNormas de segurançapt_BR
dc.subjectRisk managementpt_BR
dc.subjectChemistry teaching laboratoriespt_BR
dc.subjectSafety rulespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão de riscos em laboratórios de Química: estudo em quatro laboratórios no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons