Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13510
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
yurimachadochaves.pdf864.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ângelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2588775193856600pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Eduardo Simões de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868977096675534pt_BR
dc.creatorChaves, Yuri Machado-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-14T18:47:24Z-
dc.date.available2021-10-01-
dc.date.available2021-10-14T18:47:24Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13510-
dc.description.abstractConsidering the trade profile, the territorial extension and the transportation infrastructure installed in Brazil, the present study sought to qualitatively analyze, by means of a bibliographical review, the characteristics of the rail modal and its suitability to the Brazilian reality. Issues related to the characteristics of the modals were developed, always seeking a contraposition between rail and road transportation. One concludes that, given the characteristics of the rail modal, such as its high energy efficiency and suitability for long distances, its share in the Brazilian freight transportation matrix is below desirable levels, causing negative impacts on the price and competitiveness of Brazilian products in the international market.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando o perfil das exportações, a extensão territorial e a infraestrutura de transportes instalada no Brasil, o presente trabalho buscou analisar qualitativamente, através de uma revisão bibliográfica, as características do modal ferroviário e sua adequação à realidade brasileira. Foram desenvolvidas questões referentes às características dos modais, buscando sempre uma contraposição entre os transportes ferroviário e rodoviário. Conclui-se que, dadas as características do modal ferroviário, como sua elevada eficiência energética e sua adequação a grandes distâncias, sua parcela de participação na matriz de transporte de cargas brasileira se encontra em nível abaixo do desejável, causando impactos negativos no preço e na competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectlogística de transportespt_BR
dc.subjectmodal ferroviáriopt_BR
dc.subjectinfraestrutura;pt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjecttransportation logisticspt_BR
dc.subjectrail modalpt_BR
dc.subjectinfrastructurept_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadaspt_BR
dc.titleO modal ferroviário e seu papel na matriz de transporte de cargas brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons