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dc.contributor.advisor1Mello e Cunha, Manuel Fernando Palácios de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Alcantara, Edna Rezende Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708756H3pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, José Lucas Pedreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773415J2pt_BR
dc.creatorMenezes, Sandra Regina Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-03T12:54:58Z-
dc.date.available2016-05-02-
dc.date.available2016-06-03T12:54:58Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1350-
dc.description.abstractThis paper aimed to analyze the changes in the school routine, after the Saerjinho implementation, in a school located at interior of Rio de Janeiro State. The set of actions implemented by the Education Department State, as a support of this evaluation, has been activating my interest, as researcher, to investigate the changes had occurred in the school routine, since Saerjinho arrived at the school. The politics reception in the search field was studied, as well as the results appropriation, to the learning promotion, and the emphasis given to the evaluation as a pedagogic support used to diagnostic, to include and correct the education ways. In addition, it was also analyzed the fact of the Saerjinho presents itself as an accountability and encourage politics. In order to reach this propose, a brief history of the main external assessment politics it had been done, observing their scope and how these politics take effect in the school, analyzing the community reception. As research methodology, three techniques were applied: the active observation, a semi structured interview and the documentary analysis. Studies have been done, by comparing the reached results before de implantation of Saerjinho politics with posterior results, and significant improvements have been noted. In this context, the actions that impacted positively the results were found, in which we could face the great challenge of continuing improving such indicators, despite the progress presented. In this intention, an Education Plan of Action (PAE) is proposed, with four actions that want to give continuity to the improvement results process, presented in the assessment. This PAE was organized after we have detected some obstacles that compromise the school good performance, in order to get even better results. These actions form the third chapter of these work.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar a mudança do cotidiano escolar, a partir da implantação do Saerjinho, em uma escola situada no interior do estado do Rio de Janeiro. O conjunto de ações implementadas pela Seeduc, como suporte dessa avaliação, despertaram meu interesse, como pesquisadora, para investigar as mudanças ocorridas no cotidiano escolar, desde a chegada do Saerjinho à escola. Esta escola foi selecionada pela mudança que a avaliação do Saerjinho vem provocando no interior da mesma e também por ser a escola na qual trabalho exercendo a função de Diretora-Adjunta. Primeiramente, foi estudada a recepção da política no campo de pesquisa, a apropriação dos resultados das avaliações, para promoção da aprendizagem, e também a ênfase dada à avaliação como suporte pedagógico utilizado para diagnosticar, incluir, corrigir os rumos da educação. Além disso, foi analisado também o fato de o Saerjinho se apresentar como uma política de responsabilização e de incentivo. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Foram feitos estudos, comparando-se os resultados alcançados antes da implantação da política do Saerjinho com os resultados posteriores e foram constatadas melhoras significativas. E, nesse contexto, foram detectadas as ações que impactaram de forma positiva os resultados para que, apesar do progresso apresentado, pudéssemos enfrentar o grande desafio de continuar melhorando tais indicadores. Nesta intenção, é proposto um Plano de Ação Educacional (PAE), com quatro ações, que intencionam dar continuidade ao processo de incremento dos resultados apresentados nas avaliações. Este PAE foi organizado após serem detectados alguns entraves que prejudicam o bom desempenho da escola, no sentido de melhorar cada vez mais os resultados. Tais ações compõem o terceiro capítulo do presente trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaerjinhopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectImplementação de políticapt_BR
dc.subjectSaerjinhopt_BR
dc.subjectExternal assessmentpt_BR
dc.subjectPolitics implementationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA mudança do cotidiano escolar em um colégio do noroeste fluminense após a implantação do SAERJINHOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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