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dc.contributor.advisor1Azevedo, Vanessa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3634272154668418pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Jr, Lourival-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.creatorGuedes, Miguel-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-14T18:44:21Z-
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-10-14T18:44:21Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13509-
dc.description.abstractThe world has been undergoing a movement of change in labor relations, the advancement of work models with less guarantees and lower wages is an increasingly frequent reality in the various sectors of the economy. In the case of Brazilian public education, this movement has materialized in the construction of the temporary contract model. A contract model that escapes the regular rules to apply for a public service. This study aimed to understand if the practice of this contract model represents an uberization of the work of these teachers. That is, if there is a movement of precariousness in the work of these professionals in effect. With this in mind, the study sought to understand whether there are significant differences in the income of temporary professionals and permanent professionals and whether there are justifications, from the point of view of human capital, that explain this difference.pt_BR
dc.description.resumoO mundo vem sofrendo um movimento de mudança nas relações trabalhistas, o avanço de modelos de trabalho com menos garantia e menores salários é uma realidade cada vez mais frequente nos diversos setores da economia. No caso da educação pública brasileira esse movimento tem se materializado na construção do modelo de contrato temporário. Um modelo de contrato que escapa as regras dos concursos. O presente estudo se debruçou a entender se a prática deste modelo de contrato representa uma uberização do trabalho destes professores. Ou seja, se existe em vigência um movimento de precarização do trabalho destes profissionais. Nesse intuito, o estudo buscou compreender se existem diferenças expressivas na renda dos profissionais temporários e dos profissionais concursados e se existem justificativas, do ponto de vista de capital humano, que expliquem essa diferença. Os resultados indicaram que o processo de precarização da profissão docente acontece de um modo geral, com profissionais pressionados a comparecerem ao trabalho e trabalhando acima das 40 horas semanais; já do ponto de vista contratual professores do ensino fundamental com contrato temporário possuem maiores discrepâncias, mesmo com características observáveis equivalentes a efetivos, em parte isso pode ser explicado pelo menor nível de escolaridade exigido para essa classe de professores que torna-se mais vulnerável a exploração de um sistema que não garante estabilidade aliado a piores níveis de remuneração.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectuberizaçãopt_BR
dc.subjectprecarizaçãpt_BR
dc.subjectrendapt_BR
dc.subjectcontratos temporáriospt_BR
dc.subjecteducação públicapt_BR
dc.subjectprofessorespt_BR
dc.subjectuberizationpt_BR
dc.subjectprecariosnesspt_BR
dc.subjectpublic educationpt_BR
dc.subjecttemporary contractpt_BR
dc.subjectincomept_BR
dc.subjectteacherspt_BR
dc.subject.cnpqCiências econômicaspt_BR
dc.titleA uberização do trabalho docente no ensino básico brasileiro:impactos salariaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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