Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13507
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
priscilafontesjuste.pdfPDF/A1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
priscilafontesjuste-produtoeducacional.pdfPDF/A1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Rodolfo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Willian José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8933165256939711pt_BR
dc.creatorJuste, Priscila Fontes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1200474102644151pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-14T15:38:42Z-
dc.date.available2021-10-14-
dc.date.available2021-10-14T15:38:42Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00450-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13507-
dc.description.abstractThis research aims to investigate and produce a set of tasks, theoretically referenced, that stimulates students to produce their own meanings on issues involving decision-making in everyday experiences related to Financial Education. This research is part of a new strand of research in Mathematics Education called School Financial Education, whose purpose is the insertion of the subject in the Mathematics classroom. The research is theoretically based on the Semantic Field Model and the concept of School Financial Education proposed by Amarildo Melchiades da Silva and Arthur Belford Powell. The production of a set of tasks constituted a game applied virtually in a field research for two students of the 9th grade of elementary school in a private school in Juiz de Fora - Minas Gerais. The set of tasks produced, applied and evaluated will constitute the educational product for use in the Mathematics classroom for the teaching process of students in the 9th grade of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar e produzir um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, que estimule os estudantes a produzirem seus próprios significados sobre questões envolvendo tomada de decisões em experiências cotidianas relacionadas à Educação Financeira. Esta pesquisa se insere numa nova vertente de pesquisa em Educação Matemática denominada Educação Financeira Escolar, cuja finalidade é a inserção do assunto na sala de aula de Matemática. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell. A produção de um conjunto de tarefas constituiu em um jogo aplicado virtualmente em uma pesquisa de campo para duas alunas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de Juiz de Fora – Minas Gerais. O conjunto de tarefas produzidas, aplicadas e avaliadas constituirá o produto educacional para uso na sala de aula de Matemática para o processo de ensino dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectSociedade de consumidorespt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectConsumer societypt_BR
dc.subjectConsumerismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: a tomada de decisão financeira nas experiências cotidianaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons