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dc.contributor.advisor1Betarelli Jr, Admir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Weslem-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105225659516241pt_BR
dc.creatorMourão, Vitor-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290938209147826pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T17:43:30Z-
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-10-01T17:43:30Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13478-
dc.description.abstractThe infrastructure sector is directly related to economic development and the success of the productive sector of countries. Brazil has important bottlenecks in this area that end up harming the domestic economy, as well as the quality of life of its population. Investments are necessary, but the country's economic situation in the 2020s is challenging because, in addition to the economic recession amplified by the Covid-19 outbreak, there is also a contractionary fiscal policy in place after the approval of EC-95. Thus, this work aims to analyze possible solutions for this obstacle. Using a Dynamic Computable General Equilibrium model, a simulation of a tax elimination on the infrastructure works sector was carried out. After this shock, the research seeks to analyze the main macroeconomic, sectoral and fiscal impacts, whether the increase in economic activity would be able to generate enough revenue to meet the rate drop in the infrastructure works sector.pt_BR
dc.description.resumoO setor de infraestrutura está diretamente relacionado com o desenvolvimento econômico e o sucesso do setor produtivo dos países. O Brasil apresenta gargalos importantes nessa área que acabam por prejudicar a economia doméstica, bem como a qualidade de vida de sua população. Os investimentos se fazem necessários, mas a conjuntura econômica do país na década de 2020 é desafiadora, pois, além da recessão econômica ampliada pelo surto de Covid-19, há também uma política fiscal contracionista em vigor após a aprovação da EC-95. Desse modo, esse trabalho tem por objetivo analisar possíveis soluções para esse entrave. Por meio de um modelo de Equilíbrio Geral Computável Dinâmico, foi realizado uma simulação de uma eliminação tributária sobre o setor de obras de infraestrutura. Após esse choque, a pesquisa busca analisar quais foram os principais impactos macroeconômicos, setoriais e fiscais, se o aumento da atividade econômica seria capaz de gerar receita suficiente para suprir a queda da alíquota no setor de obras de infraestruturas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectEquilíbrio Geral Computávelpt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectEliminação Tributáriapt_BR
dc.subjectComputable General Equilibriumpt_BR
dc.subjectInfrastructurept_BR
dc.subjectTax Eliminationpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleImpacto econômico da eliminação tributária no setor de infraestrutura brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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