https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466
File | Description | Size | Format | |
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landerassuncaopatricio.pdf | 3.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Pedro Henrique Berbert de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7331384290036823 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cristiano Diniz da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0827232521004284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, Andréia Cristiane Carrenho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5542998551712168 | pt_BR |
dc.creator | Patrício, Lander Assunção | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6808420455552880 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T18:05:01Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27 | - |
dc.date.available | 2021-09-28T18:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13466 | - |
dc.description.abstract | eSport has been growing in audience and number of players. However, there is a lack of studies on the effects of competitive electronic games on health- related behaviors and mental health. Thus, the present study evaluated sedentary behavior, the level of physical activity and the presence of mental suffering in elite eSports players. This is a cross-sectional, descriptive and associative study carried out with 40 elite players. Participants answered a set of questionnaires online. There was a high average daily time playing games (> 5 hours) and using computer (> 9 hours), and high week sedentary behavior (> 81 hours). Mental suffering was identified in 57.5% of the players. The level of physical activity practice was low. Finally, the practice time in electronic games and physical activity level were associated with participation in competitions (p < .05). | pt_BR |
dc.description.resumo | O eSport vem crescendo em audiência e número de jogadores. Contudo, há uma carência de estudos sobre os efeitos de jogos eletrônicos competitivos sobre comportamentos relacionados à saúde e saúde mental. Desta forma, o presente estudo avaliou o comportamento sedentário, o nível de prática de atividade física e a presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports. Trata-se de estudo transversal, descritivo e associativo que foi realizado com 40 jogadores de elite. Os participantes responderam a um conjunto de questionários de modo online. Observou-se elevado tempo médio diário de jogo (> 5,5 horas) e de uso de computador (> 9 horas), e elevado comportamento sedentário semanal (> 81 horas). Sofrimento mental foi identificado em 57,5% dos jogadores. O nível de prática de atividade física foi baixo. Por fim, o tempo de prática em jogos eletrônicos e o nível de prática de atividade física estiveram associados à participação em competições (p < 0,05). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tempo de tela | pt_BR |
dc.subject | Jogos de vídeo | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Transtornos mentais | pt_BR |
dc.subject | Screen time | pt_BR |
dc.subject | Video game | pt_BR |
dc.subject | Exercise | pt_BR |
dc.subject | Mental disorders | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Comportamento sedentário, prática de atividade física e presença de sofrimento mental em jogadores de elite de eSports | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV |
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