Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13378
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pamelafernandamagalhaespereira.pdfPDF/A792.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barboza, Eleuza Maria Rodrigues-
dc.contributor.referee1Oliveira, Vânia Maria Machado de-
dc.contributor.referee2Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.creatorPereira, Pâmela Fernanda Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941719385831341pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:35:57Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T15:35:57Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13378-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA qualidade na educação diz respeito não só aos educadores, aos estudantes, à comunidade escolar, mas também à sociedade, à política, como um todo. No Brasil, há avaliações com a finalidade de produzir indicadores em relação ao desempenho dos estudantes. Essas avaliações são apresentadas no âmbito federal, estadual e municipal. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) avalia o ensino fundamental e o ensino médio, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e desta avaliação decorre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho dos alunos do 5° ano dos anos iniciais da rede municipal do município de Nova Lima/MG com os indicadores de formação e esforço docente. Para contemplar o objetivo, foi necessário pesquisar sobre os dados dos indicadores de esforço docente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o desempenho dos alunos disponibilizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEsforço docentept_BR
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEsforço e formação docente e o desempenho dos alunos nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons