https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13376
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marialuisaaraujoguimaraes.pdf | PDF/A | 838.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Terra, Marina Furtado | - |
dc.contributor.referee2 | Barreto, Mônica da Motta Salles | - |
dc.creator | Guimarães, Maria Luísa Araújo | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:33:44Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13376 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O assunto relacionado a este artigo é a evasão escolar nas escolas públicas do Estado de Pernambuco, entre os anos de 2014 e 2018, por meio de um estudo investigativo, a partir do levantamento de dados provenientes do Censo Escolar e das Taxas de Transição através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Primeiramente, fez-se necessária uma revisão bibliográfica a respeito do conceito de evasão e abandono escolar, tendo em vista que tais conceitos podem assumir significados diferentes em determinados estudos. Para este trabalho, foi considerado o conceito do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, a fim de realizar uma análise dos dados levantados. Pode-se inferir que, a partir de análises estatísticas, a evasão escolar no ensino público ainda é significativa no estado de Pernambuco, relacionando-se com o que ocorre no Nordeste e no Brasil, principalmente na transição dos anos finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, apesar da existência de políticas públicas que visam a diminuir esse índice no Estado. Por fim, o estudo propõe que novas políticas sejam adaptadas aos números mais recentes, com o objetivo de reter os alunos até o fim de sua formação estudantil e fazer com que os recursos investidos na educação possam ser efetivos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Rede pública de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A evasão escolar nas escolas públicas do estado de Pernambuco de 2014 a 2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License