https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13368
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
helenaandreasoaresbastos.pdf | PDF/A | 3.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bertolotti, Diovana Paula de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Renata de Lourdes Miguel da | - |
dc.creator | Soares, Helena Andréa Prudente | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:24:01Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:24:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13368 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho procura analisar os dados da Diretoria Regional de Educação 02 de Sergipe referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a contribuição deles no resultado de Sergipe. Foi utilizada, como metodologia, a pesquisa documental, ancorada em evidências fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e nos Relatórios de Gestão da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC. Justifica-se essa análise por demonstrar a qualidade da educação oferecida pela Diretoria em foco, sugerindo sua contribuição para o Ideb sergipano, através do uso qualitativo dos resultados alinhados aos momentos formativos. O referencial teórico aborda pontos principais: (i) a importância das avaliações externas do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica - no monitoramento da qualidade da educação básica do Brasil, de modo a evidenciar o momento de criação do Ideb como indicador de referência para as escolas públicas brasileiras; (ii) panorama da rede estadual de Sergipe, através dos resultados do Ideb sergipano e das suas Diretorias de educação, com informações que dimensionam o desafio de gestão da rede; (iii) apresentação e análise dos dados de fluxo e desempenho da DRE 2; (iv) políticas de formação com ações desenvolvidas pela DRE 02, pautando-as como hipóteses do impacto na melhoria da qualidade da educação oferecida, indicados pelo Ideb. Os dados sugerem avanços positivos dessa Diretoria frente aos resultados estaduais de Sergipe. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | Saeb | pt_BR |
dc.subject | Qualidade educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise dos resultados do Ideb dos anos finais do ensino fundamental na diretoria regional 02 de Sergipe | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License