https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13363
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eloydasilvarocha.pdf | PDF/A | 812.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Priscila Campos | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Cássio José de Oliveira | - |
dc.creator | Rocha, Eloy da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1220482456448947 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:19:16Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:19:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13363 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo tem como o objetivo geral analisar as proficiências médias em Matemática obtidas pelos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed/Manaus) ao longo das edições de 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019 do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, o qual é constituído por um conjunto de avaliações externas em larga escala realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com finalidade de diagnosticar os fatores que interferem no desempenho dos alunos. Por meio dos testes cognitivos e questionários aplicados de dois em dois anos nas escolas da rede pública de forma censitária e na rede privada de forma amostral, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos avaliados, elucidando os resultados obtidos a partir de uma série de informações contextuais. Dentro dessas informações, está um indicador que representa a aptidão que um grupo de alunos tem em Matemática – proficiência Média em Matemática – obtida a partir dos resultados dessa avaliação. Nessa perspectiva, as argumentações deste artigo buscam, a partir de pesquisas bibliográficas por meio de documentos oficiais que norteiam a metodologia e construção da Escala de Proficiência de Matemática, dados que foram disponibilizados pelo Inep e de especialistas em avaliação externa. Esperamos que este artigo contribua, especialmente com professores de Matemática, quanto as possibilidades de intervenções pedagógicas e na compreensão da dinâmica que movimenta esse indicador. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Saeb | pt_BR |
dc.subject | Proficiência média | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Análise dos resultados de matemática do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Manaus-Amazonas no período de 2011 a 2019/Saeb | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License