https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13354
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
wagneralceudias.pdf | PDF/A | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Vitor Fonseca | - |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Rosane Carmanini | - |
dc.creator | Dias, Wagner Alceu | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1908873255386218 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:05:53Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13354 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo é analisar a possível relação entre os resultados obtidos pelos estudantes de Matemática do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Goiás no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e os resultados obtidos na Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA). A ADA é uma avaliação externa amostral que acontece ao final de cada bimestre e tem a capacidade de gerar informações sobre o processo de aquisição de competências e de habilidades dos estudantes, conforme previsto no currículo, possibilitando assim, identificar problemas no ensino e aprendizagem em toda a rede. Já o Saego ocorre aos finais do processo educativo. Portanto, buscamos analisar se as ações da ADA contribuíram com o processo de aprendizagem dos estudantes que participaram do Saego. Para a realização do presente estudo foi estabelecido como recorte espacial as Coordenações Regionais de Educação (CREs)1 de Anápolis, Campos Belos e Rio Verde. Este espaço amostral será usado para apresentar os resultados de desempenho educacional do Saego, especificamente dos estudantes de Matemática da 3ª Série do Ensino Médio, no período de 2016 a 2019, e a sua relação com a ADA, com intuito de encontrar evidência em avanços verticais (desempenho no ano/série) e avanços horizontais (desempenho entre ano/série). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Saego | pt_BR |
dc.subject | ADA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A contribuição da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do estado de Goiás (2016-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License