Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13344
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
solangemussato.pdfPDF/A1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniela Barbosa de-
dc.creatorMussato, Solange-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522114741755237pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:47:08Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:47:08Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13344-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo divulga uma investigação no contexto da Rede Estadual de Ensino de Roraima, particularmente, em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Apresenta, inicialmente, uma revisão de literatura acerca de pesquisas que tratam da proficiência em matemática com alunos do 9º Ano no Ensino Fundamental. Teve como objetivo analisar o desempenho em Matemática – proficiência média e níveis de desempenho – dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Roraima, nas edições de 2015, 2017 e 2019 do SAEB. Para tanto, realizou-se uma pesquisa utilizando dados do SAEB, particularmente, os dados de proficiência em matemática de alunos do 9º Ano, das escolas da rede pública estadual em Roraima. Esses dados foram organizados em dois grupos: Escolas da capital, apenas da área urbana e escolas do interior, sendo urbanas e rurais não indígenas. Os resultados desta investigação indicam que, de modo geral, a proficiência dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em matemática, pode ser considerada baixa, uma vez que concentram-se, em sua grande maioria, nos níveis 0, 1, 2 e 3. Além disso, evidenciou-se alguma diferença entre os resultados obtidos pelos alunos das escolas da capital e das escolas do interior, colocando os resultados das escolas da capital em situação um pouco mais favorável em relação aos das escolas do interior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas de Roraimapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProficiência matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO SAEB e suas contribuições quanto à proficiência em matemática: um panorama dos anos finais do ensino fundamental na rede pública estadual de Roraimapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons