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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Vilardi, Leonardo Ostwald-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Camila Gonçalves Silva-
dc.creatorMarques, Roberto Antônio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308654730093602pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:26:43Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-09-09T14:26:43Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13334-
dc.description.abstractThe theme of this article refers to the relationship between age-grade distortion and 9th grade elementary school students' performance in mathematical discipline. This is an investigative study that aims to analyze the age / grade distortion and its possible relationship with the low performance in mathematics of students in the 9th grade of elementary school in the Municipal Education Network of Belo Horizonte - RME / BH. It is hypothesized that the student's irregular trajectory is a factor that influences poor school performance. In this sense, we sought to build hypotheses about the influence of the flow correction programs implemented at RME / BH in recent years in the correction of the age-grade distortion indicator. The age-grade distortion data from RME / BH for the period 2015 to 2019 and the performance of 9th grade students who were in age-grade distortion in nine municipal schools were analyzed in the Simave / Proeb assessment in the period from 2015 to 2019. The results show that age-grade distortion is a chronic problem in RME / BH, as it keeps 16% to 18% of students in age-grade distortion annually. The analysis of the performances in the Proeb evaluation indicates that students in age-grade distortion have average proficiency that places them in the Low or Intermediate performance standard in the Simave classification, inferior to the other students in the schools.pt_BR
dc.description.resumoO tema desse artigo refere-se à relação entre a distorção idade-série2 e o desempenho na disciplina matemática de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo investigativo que tem por objetivo analisar a distorção idade/série e sua possível relação com o baixo desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – RME/BH. Tem por hipótese que a trajetória irregular do estudante é um fator que influencia no baixo desempenho escolar. Nesse sentido, buscou-se construir hipóteses sobre a influência dos programas de correção de fluxo implementados na RME/BH nos últimos anos na correção do indicador de distorção idade-série. Analisou-se os dados de distorção idade-série da RME/BH para o período de 2015 a 2019 e o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental que se encontravam em distorção idade-série em nove escolas municipais na avaliação do Simave/Proeb no período de 2015 a 2019. Os resultados mostram que a distorção idade-série é um problema crônico na RME/BH, pois mantém anualmente 16% a 18% dos estudantes em distorção idade-série. A análise dos desempenhos na avaliação do Proeb, nas escolas pesquisadas, indica que os estudantes em distorção idade-série têm proficiência média que os coloca no padrão de desempenho Baixo ou Intermediário na classificação do Simave, inferior aos demais estudantes das escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDistorção idade-sériept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAge-grade distortionpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA distorção idade-série e o desempenho escolar em matemática no 9º ano da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte- RME/BHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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